Se você já sentiu um odor forte, desagradável e pouco característico em sua urina, não entre em pânico: isso não necessariamente significa que você tem algum problema de saúde. No entanto, é preciso estar atenta. Com informações da “Woman and Home”, confira sete razões pelas quais seu xixi está com mau odor e o que fazer sobre isso:
+ Caixas de som nas praias: litoral de SP fecha cerco contra o equipamento
+ Obesofobia: medo de engordar tem nome e é perigoso
+ Casas são engolidas pelo mar na Carolina do Norte
Desidratação
Se o seu xixi adquiriu uma coloração amarelo-escura e está cheirando mal, você pode estar sofrendo de desidratação. Isso pode ser resultado de uma dieta rica em sódio, por isso, atente-se aos alimentos que consome diariamente e certifique-se de consumir a quantidade ideal de água para seu peso.
Alimentos
Apesar de ser um vegetal delicioso, o aspargo tem um efeito colateral muito perceptível: faz sua urina cheirar mal. De acordo com uma pesquisa do “British Medical Journal”, 40% da população diz que pode sentir o cheiro de “xixi de aspargo” depois de consumir o vegetal.
Além disso, brotos, cebola, alho, curry e até álcool podem alterar o odor de sua urina. Infelizmente, a única maneira de combater esse problema específico é parar de consumir esses alimentos.
Infecção do trato urinário
Se sua urina estiver turva e malcheirosa, você sente dor ou queimação ao urinar e sua vagina e a parte inferior de seu abdômen doem, é provável que você tenha uma infecção do trato urinário (ITU).
Se você acha que pode ter uma infecção de urina, deve buscar tratamento o mais rápido possível. Dependendo de seu diagnóstico, seu médico pode prescrever líquidos, analgésicos ou antibióticos.
Gravidez
A urina com cheiro forte também é um dos primeiros sintomas da gravidez. “A gestação altera sua urina e, no início, você pode precisar fazer xixi com mais frequência”, explica a cofundadora da “Pee Sting”, Maya Mendoza.
“Isso acontece porque, durante a gravidez, você experimenta um aumento de cerca de 25% no sangue circulante, e muito disso se move pelos rins, o que cria mais urina. Muitas vezes, no começo, o xixi pode ter uma coloração mais clara, um pouco mais fluorescente. Isso pode ser devido à filtragem extra pelos rins e à eliminação de vitaminas do complexo B.”
No entanto, esses sintomas sozinhos não indicam gravidez. Outras alterações na urina no início da gestação incluem o aparecimento de partículas brancas que representam a leucorreia, um corrimento vaginal leitoso normal e saudável.
A gravidez também altera seu sistema imunológico e pode te deixar mais propensa a desenvolver cistite e candidíase. Se você acha que pode estar grávida, faça um teste de gravidez e fale com seu ginecologista para obter mais orientações.
Medicamentos
Alguns remédios podem mudar a coloração e o odor de sua urina. Dentre eles, estão os medicamentos para diabetes: eles inibem os rins de reabsorver o açúcar de volta ao sangue, o que faz com que o ingrediente seja eliminado pela urina.
Os suplementos de vitamina B também podem ocasionar a urina com cheiro de peixe. Isso porque o organismo excreta o excesso da vitamina no xixi, podendo alterar, além do cheiro, a sua coloração.
Outros medicamentos, como antibióticos de penicilina e sulfonamida, antimaláricos e medicamentos para artrite reumatoide também afetam a cor da urina e causam um odor similar ao ovo podre.
Infecções sexualmente transmissíveis
Odor na urina pode ser um sinal de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Dentre elas, a clamídia, que pode infectar a bexiga, o colo do útero e o trato genital, a gonorreia e a tricomoníase.
Para certificar-se de seu diagnóstico, entre em contato com seu médico, realize exames e informe-se dos próximos passos.
Diabetes
É muito comum que a urina de pessoas diabéticas tenha um cheiro forte e doce. E se a doença não for controlada, a urina pode ter odor de acetona. Além disso, esses pacientes são mais propensos a desenvolver ITUs.
Quando procurar tratamento médico
Na maioria das vezes, o odor urinário é inofensivo. Mas há alguns casos em que ele pode indicar um problema subjacente.
Se você está com dor lombar, dor ao urinar e sangue no xixi, você pode ter pedras nos rins. Se sua urina for acompanhado de icterícia, dor de barriga, náusea e vômito, há uma chance de você estar com insuficiência hepática. Em ambos os casos, você deve consultar um médico o mais rápido possível.