7 bons motivos para você ter uma árvore na porta de casa

Por Redação

Plante uma árvore. Foto: Shutterstock.

Com a crescente urbanização das cidades, as áreas verdes e arborizadas estão cada vez mais negligenciadas em prol do tal “desenvolvimento”.

No entanto, é importante lembrar dos inúmeros benefícios que as árvores podem oferecer, especialmente quando estão presentes em nosso dia a dia.

Veja também
+ Banco Master Rocky Mountain Games busca mais mulheres em suas provas
+ O mel é vegano ou não? Para alguns, é uma pergunta pegajosa
+ Bonde da bike formado por estudantes ganhas as ruas de SP

Além de toda a beleza natural, as árvores podem melhorar a qualidade do ar que respiramos, reduzir a poluição sonora, fornecer sombra e criar habitat para a vida selvagem.

Assim, destacamos sete motivos importantes para se ter uma árvore na porta de casa ou morar em uma rua arborizada.

Beleza

Árvores são bonitas e trazem um toque natural para a paisagem urbana. Elas podem adicionar cor, textura e movimento para o ambiente, criando um cenário mais agradável para moradores e visitantes. E se você tem árvores plantadas no quintal, perto da construção da casa, o valor de seu imóvel pode ser valorizado em até 23%.

Melhoria da qualidade do ar

Árvores ajudam a filtrar o ar, removendo partículas e gases nocivos. Elas também produzem oxigênio, tornando o ar mais saudável para respirar. Um pequeno grupo de árvores reduz em até 13% a poluição particulada, e uma única árvore grande consegue “sequestrar” mais de 300 quilos de dióxido de carbono do meio ambiente no período de um ano.

Redução da poluição sonora

As árvores ajudam a absorver o som, reduzindo o barulho das ruas e do tráfego. Elas também podem criar uma barreira acústica natural entre a rua e a casa.

Redução do calor

As árvores podem ajudar a reduzir a temperatura do ambiente, criando sombra e reduzindo a quantidade de luz solar direta que atinge o solo e os edifícios. Isso ajuda a manter o interior das casas mais fresco no verão. Além disso, o efeito de resfriamento provocado por uma única árvore adulta e saudável é equivalente a 10 aparelhos de ar condicionado trabalhando 20 horas por dia.

Atração de pássaros e vida selvagem

Árvores fornecem um habitat para muitos animais, incluindo pássaros, esquilos e outros animais selvagens. Morar em uma rua arborizada pode oferecer um ambiente mais saudável e agradável para a vida selvagem local.

Valorização do imóvel

Morar em uma rua arborizada ou ter uma árvore na porta de casa pode aumentar o valor do imóvel. Árvores e áreas verdes são frequentemente vistos como um sinal de qualidade de vida e podem fazer a propriedade mais atraente para compradores.

Benefícios para a saúde

Estudos mostram que morar em uma rua arborizada ou ter uma árvore na porta de casa pode melhorar a saúde mental e reduzir o estresse. A presença de áreas verdes pode ajudar a aumentar a sensação de bem-estar e reduzir a ansiedade.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo