Inalar poluição do ar, fumaça de cigarro e outras toxinas pode danificar os pulmões e causar problemas de saúde.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a exposição à poluição do ar resulta em 4,2 milhões de mortes no mundo todos os anos.

Veja também
+ Tour de France retorna à lendária subida do Puy de Dôme após 35 anos
+ Cientistas afirmam que neve no Everest é bem mais profunda do que se acreditava
+ Segurança na corrida de montanha: confira conselhos valiosos de profissionais

Como os pulmões são órgãos autolimpantes, isso significa que eles também podem começar a se curar quando a exposição aos poluentes diminui.

Assim, é perfeitamente possível para uma pessoa “limpar” seus pulmões, garantem os especialistas.

Exercitar-se regularmente, tomar chá verde e consumir alimentos anti-inflamatórios são algumas mudanças de estilo de vida que ajudam melhorar a saúde pulmonar e diminuir o risco de doenças.

As pessoas também podem usar técnicas específicas para ajudar a limpar os pulmões do muco e irritantes, aliviando a congestão no peito e outros sintomas desconfortáveis.

Alguns desses métodos também podem abrir as vias aéreas, melhorar a capacidade pulmonar e reduzir a inflamação, o que pode ajudar a reduzir ainda mais os efeitos dos poluentes pulmonares.

Formas de limpar os pulmões

A seguir, veja exercícios respiratórios e mudanças no estilo de vida que podem ajudar a remover o excesso de muco dos pulmões e melhorar a respiração.

1. Terapia a vapor

A terapia a vapor, ou inalação de vapor, envolve a inalação do vapor de água para abrir as vias aéreas e também pode ajudar a soltar o muco.

Pessoas com problemas pulmonares podem perceber que seus sintomas pioram em ambientes frios ou secos. Esse clima pode ressecar as membranas mucosas das vias aéreas e restringir o fluxo sanguíneo.

Por outro lado, o vapor adiciona calor e umidade ao ar, o que pode melhorar a respiração e ajudar a soltar o muco dentro das vias aéreas e pulmões. Inalar o vapor de água pode fornecer alívio imediato e ajudar as pessoas a respirar mais facilmente.

Algumas evidências indicam que a inalação de vapor pode ser útil para aliviar a dor de garganta, soltar o muco espesso e trazer benefícios após estar em um ambiente com poluentes.

Essa terapia pode ser uma solução temporária eficaz, mas os pesquisadores precisam realizar mais estudos para entender completamente os benefícios da terapia a vapor para a saúde pulmonar.

2. Tosse controlada

A tosse é a maneira natural do corpo de expelir toxinas que ficaram presas no muco. Tosse controlada solta o excesso de muco nos pulmões, enviando-o pelas vias aéreas para cima.

Os médicos podem recomendar que pessoas com problemas pulmonares, como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), realizem esse exercício para ajudar a limpar os pulmões.

As pessoas podem limpar seus pulmões do excesso de muco da seguinte forma:

  • Sentar-se em uma cadeira com os ombros relaxados, mantendo os pés no chão.
  • Cruzar os braços sobre o estômago.
  • Inalar lentamente pelo nariz.
  • Exalar lentamente enquanto se inclina para a frente, pressionando os braços contra o estômago.
  • Tossir duas ou três vezes enquanto exala, mantendo a boca levemente aberta.
  • Inalar lentamente pelo nariz.
  • Descansar e repetir, se necessário.
3. Drenagem do muco dos pulmões

A drenagem postural envolve deitar-se em diferentes posições para usar a gravidade e remover o muco dos pulmões. Essa prática pode melhorar a respiração e ajudar no tratamento ou prevenção de infecções pulmonares.

As técnicas de drenagem postural diferem dependendo da posição:

1. Deitado de costas

  • Deite-se no chão ou em uma cama.
  • Coloque travesseiros sob os quadris para garantir que o peito fique mais baixo que os quadris.
  • Inale lentamente pelo nariz e exale pela boca. Cada expiração deve levar o dobro do tempo da inspiração, o que é chamado de padrão respiratório 1:2.
  • Continue por alguns minutos.

2. Deitado de lado

  • Deite-se de lado, apoiando a cabeça em um braço ou travesseiro.
  • Coloque travesseiros sob os quadris.
  • Pratique o padrão respiratório 1:2.
  • Continue por alguns minutos.
  • Repita do outro lado.

3. De bruços

  • Coloque uma pilha de travesseiros no chão.
  • Deite-se com o estômago sobre os travesseiros. Lembre-se de manter os quadris acima do peito.
  • Dobre os braços sob a cabeça para apoio.
  • Pratique o padrão respiratório 1:2.
  • Continue por alguns minutos.
4. Exercício

Não apenas o exercício regular pode melhorar a saúde física e mental das pessoas e diminuir o risco de muitas condições de saúde, mas também pode ajudar uma pessoa a manter seus pulmões saudáveis.

O exercício obriga os músculos a trabalharem mais, o que aumenta a frequência respiratória do corpo, resultando em um maior suprimento de oxigênio para os músculos. Ele também melhora a circulação, tornando o corpo mais eficiente na remoção do excesso de dióxido de carbono que o corpo produz durante o exercício.

O corpo começará a se adaptar para atender às demandas do exercício regular. Os músculos aprenderão a usar oxigênio de maneira mais eficiente e produzirão menos dióxido de carbono.

Embora o exercício possa ser mais difícil para pessoas com condições pulmonares crônicas, esses indivíduos também podem se beneficiar de exercícios regulares. É aconselhável que pessoas com condições como DPOC ou asma consultem um profissional de saúde antes de iniciar um novo regime de exercícios.

5. Chá verde

O chá verde contém muitos antioxidantes que podem ajudar a reduzir a inflamação nos pulmões. Esses compostos podem até mesmo proteger o tecido pulmonar dos efeitos nocivos da inalação de fumaça.

Um estudo de 2018 envolvendo mais de 1.000 adultos na Coreia relatou que pessoas que tomavam pelo menos duas xícaras de chá verde por dia tinham uma função pulmonar melhor do que aquelas que não tomavam.

6. Alimentos anti-inflamatórios

A inflamação das vias aéreas pode dificultar a respiração e fazer com que o peito fique pesado e congestionado. Consumir alimentos anti-inflamatórios pode reduzir a inflamação para aliviar esses sintomas.

Alguns alimentos que ajudam a combater a inflamação incluem:

– Cúrcuma
– Vegetais de folhas verdes
– Cerejas
– Mirtilos
– Azeitonas
– Nozes
– Feijões
– Lentilhas

7. Percussão torácica

A percussão é outro método para ajudar a remover o excesso de muco dos pulmões. Um profissional de saúde ou fisioterapeuta usará a mão em concha para bater ritmicamente na parede torácica e desalojar o muco preso nos pulmões.

Combinar percussão torácica e drenagem postural pode ajudar a limpar as vias aéreas do excesso de muco.