Gear Junkie: barraca “fácil de armar” é uma estufa

Asfixia é uma preocupação rara em uma temporada de camping com a família, certo? Nem tanto. Neste mês, em uma noite de tempestade no norte de Minnesota, minha esposa e eu despertamos tontos e não em nossa melhor forma. “Eu me sinto à beira de uma hiperventilação”, disse ela, sufocada.

Já passava da meia-noite, e nossa barraca estava abarrotada com dois adultos e três crianças dormindo. A chuva tamborilava no teto. As janelas foram bem fechadas. Do lado de dentro, o ar estava úmido e quente. Resultado: a tenda acabou virando uma estufa como um saco plástico.

A Coleman, marca auto-proclamada líder na “inovação e comércio de produtos outdoor”, deu uma bola fora com sua mais recente tenda de camping “fácil de armar”. A Instant Tent 4, que as propagandas dizem ser possível de montar em 1 minute ou menos, tem paredes pesadas e varas de armação que se encaixam automaticamente na posição armada.

Em nosso acampamento, a tenda para quatro pessoas, que custa US$136,99, realmente foi fácil de armar. Desdobre uma sacola de náilon e varas interligadas para fora da sacola onde ela é guardada, e a barraca quase se arma por conta própria.

O preço a pagar por essa conveniência é um design que não funciona muito bem. A Instante Tent funciona perfeitamente bem em uma noite aberta, mas, se cair uma chuva forte, se prepare para um perrengue.

O teto e o forro durável não vazam, mas as paredes, feitas de um tecido que é “duas vezes mais grosso” que o de tendas comum, segundo a Coleman, deixa o lugar abafado para se dormir.

Precisa de um pouco de ar? A tenda não tem aba ou toldo para proteger as janelas. Abra o zíper das janelas e você expõe as telas, que são viradas para cima, abrindo uma abertura para a chuva entrar.

Estava muito quente dentro da barraca em nossa viagem, apesar das baixas temperaturas lá fora. Desistimos ao acordar depois da meia-noite e abrimos os zíperes em cada janela só um pouquinho. Depois, quando a chuva se intensificou novamente, fechei os zíperes.

Além do ar abafado, a barraca sem aberturas retém umidade como uma esponja. Quando acordamos na manhã seguinte, vimos o teto todo molhado de gotas de orvalho causadas por nossa respiração, ameaçando cair sobre nós ao menor toque em alguma das varas que seguravam as paredes da Coleman.

Outras coisas irritantes: no meio do silêncio da floresta, a tenda propriamente dita era bastante barulhenta. O tecido do forro se amassa e faz barulho quando alguém se move. As alças duplas do zíper nas janelas e na porta, feitas de metal, ficam batendo com a brisa, fazendo um baixo, mas persistente “ting-ting-ting” que fica interrompendo os sons da natureza lá fora.

Sem dúvida, a Instant Tent 4 encontrará fãs que vão adorar a facilidade de armação de barraca. Mas quem conhece barracas muito bem certamente ficará desapontado no abrigo mal projetado e úmido da Coleman.

–Stephen Regenold escreve sobre equipamento outdoors no www.gearjunkie.com.