Kite + surf = diversão

Quatro vezes campeão brasileiro de freestyle, tricampeão mundial de waves e dono de muitas outras marcas expressivas no kite e no surf, o brasileiro Guilly Brandão já há algum tempo se dedica à modalidade que une suas duas paixões, o kitewave.

Guilly ganhou destaque no Brasil nas últimas temporadas pelo seu ótimo desempenho no kitesurf. No entanto, ele sempre sentiu que faltava alguma coisa: juntar as duas paixões, surf e kite, em um só campeonato.


NA ONDA: Kite + surf é a opção ideal para quem quer curtir grandes drops em alta velocidade

Curiosos em entender melhor a dinâmica desta modalidade, fomos atrás da Guilly que, gentilmente, revelou à equipe da Go Outside online alguns detalhes interessantes do projeto kitewave do qual Guilly é um dos idealizadores.

Go Outside – O que é exatamente o kitewave?
Guilly Brandão –
O kitewave é basicamente surf, só que com a ajuda do kite. O intuito é surfar as ondas da mesma forma, fazendo as mesmas linhas do surf, mas usando o kite para gerar mais velocidade, passar sessões longas da onda e voltar para a arrebentação bem mais rápido.

Go Outside – Como e onde acontecerá o campeonato dessa modalidade?
Guilly –
As competições acontecem no mesmo molde das provas de surf, com juízes avaliando as ondas e dando notas para as performances, no mesmo formato de chaves eliminatórias de homem a homem culminando numa final. Esta mistura de surf e kite em um campeonato é totalmente inédita e o circuito deste ano vai passar pelas ilhas Maurício (23 a 30 de setembro), Peru (19 a 29 de outubro) e Cabo Verde (2 a 11 de dezembro).

Go Outside – O que mudará na sua rotina com essa aproximação entre surf e kite?
Guilly –
Na verdade, o que estamos fazendo agora é o que o surf fez anos atrás ao transformar o circuito mundial em um “Dream Tour”, priorizando sempre os lugares com as melhores condições sem levar muito em conta o apelo de público local, mas investindo na transmissão ao vivo pela TV e internet. Essa mudança de rumo na minha carreira foi uma das minhas maiores realizações pessoais. Para mim, é fantástico poder voltar a surfar quase todo dia e viajar pelos melhores picos do planeta, programando minha agenda em função da previsão de ondulações. Sem dúvida é a concretização de um sonho.