Na manhã de hoje, teve início uma das mais difíceis provas de ciclismo de toda a temporada, o Tour Divide. Como acontece todos os anos, o Tour Divide largou na cidade de Banff, no estado de Alberta, Canadá, e a linha de chegada é quase a 4.500 quilômetros dali, mais precisamente em Antelope Wells, no Novo México.
A rota, considerada a mais longa do mundo não pavimentada, é resultado do esforço da Associação de Ciclismo e Aventura, que levou quase quatro anos para desenvolver e mapear toda sua extensão. Ao todo, são sete estados percorridos, incluindo as províncias canadenses de Alberta e Colúmbia Britânica, além de cinco estados norte-americanos (Montana, Idaho, Wyoming, Colorado e Novo México).
NA NATUREZA: Ciclistas encontrarão lindas paisagens durante os 4.500 km do Tour Divide Considerado um dos favoritos para a edição 2011, Kurt Refsnider já foi o segundo colocado no Tour Divide em 2009 e, dois anos mais tade, está ainda mais preparado para vencer o dificílimo percurso da prova de MTB, principalmente pelo ótimo desempenho tido na Arizona Trail Race 2010, como noticiou o blog da Outside norte-americana. Agora é esperar para ver quem será o guerreiro que cruzará em primeiro os 4.500 km que separam Banff e Antelope Wells.
Como não bastassem as enormes dificuldades de distância e terreno, os atletas ainda não poderão contar com nenhuma ajuda externa durante toda a prova, e serão obrigados a carregar tudo o que precisam nessa desgastante jornada.