Por Andrea Estevam, de Telluride A viagem é longa, mas a chegada é mágica. Telluride, uma cidadezinha de pouco mais de 2200 habitantes incrustada nas Montanhas Rochosas do Colorado, nos EUA, tem um astral único. Nascida na época do ouro, Telluride cresceu em torno das minas e ainda hoje conserva vários prediozinhos históricos do começo do século 19, todos em ótimo estado. Parece uma vila do velho oeste perdida no tempo.
Durante os quatro dias em que recebe o Mountainfilm Festival, Telluride ganha uma aura ainda mais especial. Atletas de ponta, diretores de cinema, jornalistas, ativistas e artistas se reúnem para assistir aos melhores documentários outdoor produzidos no mundo. Tem filme sobre todos os assuntos (expedições, personagens-figuras, denúncias, viagens) e durações (curtas, médias e longa-metragens). A programação é intensa: pela manhã acontecem os simpósios e debates e à tarde rolam os filmes, em cinco salas espalhadas pela cidade. Este ano também haverá sessões outdoor, uma novidade nos 39 anos de festival.
Nesta sexta-feira (dia 27), o simpósio de abertura tem o tema “awareness into action”, ou consciência em ação, com gente que efetivamente tomou uma atitude para mudar, ou simplesmente ajudar o mundo, como o grupo de performance subversivo The Yes Men, que se infiltra e causa em grandes reuniões e leilões corporativos, e Dan Austin, do projeto 88 Bikes, que começou levando bicicletas para 88 crianças do Camboja e hoje se tornou uma ONG que faz o mesmo por crianças no mundo todo. Nessa lista, ainda estão incluídos os esquiadores David Gonzalez e Lyndsey Dyer, que criaram o projeto Treefight – ao perceberem que as florestas de pinheiro de Jackson Hole, no Wyoming, estavam sendo atacadas por uma praga chamada pine beetle, formaram grupos de voluntários para fazer trekking pela natureza, pregando nas árvores um pacotinho com feromônios que espantam os insetos.
Por causa do simpósio, os filmes começam só no fim de tarde desta sexta. Entre as produções que serão exibidas amanhã, estão na minha mira The Revenge of the Eletric Car e Kadoma, sobre a descida do rio Congo que culminou na morte do canoista extremo Hendri Coetzee.
Amanhã conto como foi tudo isso.
Cheers from Telluride!
NA MONTANHA: A pequena Telluride se agita durante o festival de cinema
KADOMA: Cena do filme sobre o canoísta extremo Hendrik Coetzee