Quando pensamos em risco na prática do mountain bike, a imagem que vem à cabeça é a de uma descida em singletrack bem técnica. Mas tenho observado que a maior parte dos acidentes acontecem em trechos de estradas de terra abertas, sem obstáculos aparentes e que convidam a aumentar a velocidade.
Um exemplo é a situação apresentada na foto acima, quando uma camada de pedra cobre a estrada de terra batida, fazendo o pneu “flutuar” sobre as pedras e diminuindo a estabilidade e controle. Somado a isso temos a poeira atrapalhando a escolha do caminho e outros atletas que podem mudar de trajetória repentinamente. Um erro grave é achar que não se deve frear a roda dianteira, porque acionando apenas o freio traseiro a roda vai derrapar muito e a bicicleta não parará. O correto é usar os dois freios de forma modulada, apenas controlando levemente a velocidade. Calibrar corretamente o pneu influencia nessa situação, porque pressão menor garante mais estabilidade. E para isso o pneu sem câmara é excelente, permitindo usar pouca pressão sem o risco de furar a câmara de ar nas pedras. Buscamos velocidade, mas há um limite. Ultrapassá-lo pode significar velocidade média reduzida, ou risco de ficar pelo caminho. Adriana Nascimento foi nove vezes campeã brasileira de mountain bike. Já participou de várias provas de ultramaratona, como a Cape Epic e a Claro Brasil Ride. É treinadora de sua própria assessoria esportiva, que leva seu nome. Seu site oficial é www.anmtb.com.br
ESTRADÃO: Todo cuidado é pouco, mesmo em estrada de terra batida
(foto: João Guisard)
A dica para enfrentar essa situação com segurança é diminuir a velocidade antes de entrar na descida e olhar bem à frente para escolher antecipadamente a melhor trajetória, diminuindo assim a chance de uma freada ou manobra brusca. O controle vai depender da velocidade adequada – e seguir muito devagar também pode atrapalhar porque quanto mais forte a freada, mais a roda derrapa.
Tomar distância do atleta que vai à frente também é importante para evitar uma fechada, ou ficar vulnerável ao erro de outra pessoa.
Sempre que for ultrapassar alguém informe em voz alta o lado pelo qual irá passar e nunca mude de trajetória sem observar se há alguém ao seu lado ou se aproximando rapidamente.