Desde 1979 a cidade de Telluride, no Colorado, sedia o Mountain Film Festival, mostra que reúne importantes trabalhos cinematográficos com a temática outdoor – esportiva ou aventureira. O festival já é uma referência mundial, e sua versão de 2011 promete atrair, entre os dias 26 e 30 de maio, centenas de fãs do estilo.
Dezenas de filmes estarão em exibição (confira lista no site oficial), longas e curtas-metragem dos mais variados temas, sempre com o foco na aventura. Durante os três dias de festival, ainda serão realizados simpósios, mostras fotográficas e piqueniques temáticos.
Convidados ilustres prestigiarão a mostra, como o escalador Freddie Wilkilson, o fotógrafo e aventureiro Drew Ludwig e os escritor Bill McKibben e Terry Tempest Willians. Em meio a tantas boas opções de filmes, selecionamos cinco que certamente vão lotar as salas de Telluride:
COLD
POWER IN THE PRISTINE KADOMA
DESERT RIVER O curta Desert River é um belíssimo retrato das frias paisagens do Alasca, retirado do longa Signatures, de 2010, e conta com as credenciais de Ben Sturgulewski, um dos grandes nomes em filmagens na neve da atualidade. Em 2011, Ben encontra-se mergulhado em seu mais novo projeto, On the Road with Solitaire, filme sobre esqui e snowboard na América do Sul e um dos destaques da revista Go Outside de junho.
I AM
Um dos mais longos filmes em cartaz na mostra de Telluride, I am é uma viagem de Tom Shadyac – diretor de comédias de sucesso, como Ace Ventura e O Professor Aloprado -ao seu próprio interior, de onde faz inúmeras revelações sobre sucesso e felicidade. "Se formos capazes de questionar a nossa cultura de consumo e encontrar novos paradigmas de conectividade e bondade, seremos verdadeiramentes ricos por isso", diz Tom. No desenrolar do longa, ele entrevista homens e mulheres confiante de que, assim, pode reforçar essa premissa.
2011 USA / Duração: 20 min
Diretor: Anson Fogel
2010 USA / Duração: 24 min
Diretor: James Q Martin, Chris Kassar
Em tempos em que a preservação das riquezas hídricas da Terra se faz cada vez mais necessária, Power in the Pristine faz um retrato da atual situação de um dos mais importantes rios da Patagônia chilena. A narrativa é baseada na experiência de um grupo de aventureiros que, depois de uma viagem à região, compreende a real importância da preservação dos rios.
2010 USA / Duração: 30 min
Diretor: Ben Stookesberry
2010 USA / Duração: 5 min
Diretor: Ben Sturgulewski
2009 USA / Duração: 81 min
Diretor: Tom Shadyac