Se você quer mesmo melhorar sua performance, a nutrionista norte-americana Kelli Jennings recomenda manter os seis superalimentos abaixo básicos sempre à mão.
ABACATE
As gorduras saudáveis dessa fruta ajudam a massa óssea, aumentam a absorção de cálcio e dos antioxidantes da vitamina A. Além disso, são um poderoso agente antiinflamatório. Também são ricas em fitoquímicos, que podem diminuir os danos celulares causados pelos raios UV.
Delícia de dica: Prepare um guacamole, ou espalhe pedaços da fruta por cima de sua salada. Experimente também cozinhar com azeite de abacate, que tem o mais alto ponto de saturação entre todos os óleos vegetais.
Leia Mais:
+ 5 alimentos que aumentam a sensação de felicidade
+ 4 alimentos anti-inflamatórios para adicionar em sua alimentação
AMÊNDOAS
As amêndoas contêm resveratrol, um antiinflamatório natural, e muitos eletrólitos (99 miligramas de magnésio, 257 miligramas de potássio e 75 miligramas de cálcio em um quarto de xícara), o que ajuda a combater a fadiga muscular e as câimbras. Também está provado que elas inibem em até 50% o acúmulo do colesterol LDL nas artérias.
Delícia de dica: Sempre compre amêndoas com pele, onde estão muitos de seus nutrientes. Inclua essa castanha em suas vitaminas ou coma-a crua. Tente substituir farinha de trigo por farinha de amêndoas em suas receitas.
ÓLEO DE COCO
O óleo orgânico extra-virgem de coco tem uma alta porcentagem de triglicérides de cadeia média, gorduras saudáveis difíceis de ser encontradas em outros alimentos. Elas ajudam na saúde cardíaca e contribuem para estabilizar o açúcar no sangue. Além disso, essas gorduras são excelentes fontes de energia, têm fácil digestão e fornecem combustível de queima rápida.
Delícia de dica: Use esse óleo em seus refogados como substituto da manteiga. Ou tome uma colher de sopa após o treino.
MEL
O néctar das abelhas é o carboidrato ideal para treinos. Ele oferece tanto frutose quanto sacarose, e seu baixo índice glicêmico propicia uma liberação mais lenta e estável de energia. O mel também ajuda você a manter seus músculos durante a fase de recuperação, e contém enzimas que contribuem na digestão.
Delícia de dica: Misture mel no leite ou em suas vitaminas para recuperação.
WHEY PROTEIN
Subproduto da produção de queijo, o whey protein ajuda a manter os músculos quando utilizado imediatamente após treinos intensos.
Delícia de dica: Misture uma medida de whey protein sem açúcar no iogurte, ou vitaminas.
COUVE
As folhas verdes da couve têm poderosas propriedades antiinflamatórias e anticolesterol. Possuem ainda uma quantidade de glicosinolatos que as torna um eficiente desintoxicante, ajudando a expelir toxinas criadas durante o exercício.
Delícia de dica: Coma couve no vapor como acompanhamento de pratos principais, de preferência refogada e regada com azeite de oliva.