O Litoral Norte de São Paulo tem centenas de praias. Algumas têm picos de surf reconhecidos, outras são ideais para famílias. Há as de areia mais dura, boas para pedalar ou correr, as bem servidas de ventos, as que têm águas cristalinas que pedem um snorkel e as que foram abençoadas com belas ilhas em sua costa, a uma distância relativamente tranquila de ser vencida com remos.
+ Conheça o Vale do Ribeira
+ De caiaque ou a pé, duas trilhas para conhecer o litoral norte paulista
+ Caio Costa surfa Maresias no primeiro swell de primavera
Uma delas é a Ilha do Pontal, entre as praias do Sapé e da Lagoinha, em Ubatuba. Fica tão perto da orla que em maré baixa dá para chegar a ela a pé. A ilhota recebe campeonatos de SUP e também é procurada para mergulho e pesca. Se for nadando, cuidado com a correnteza, que pode ser traiçoeira.
Já a Praia do Prumirim tem a bela Ilha do Prumirim, a apenas 800 metros da arrebentação. Quem preferir sair da vizinha Praia do Félix, a 2 km, passa, no caminho, pela Praia das Conchas.
Mais ao norte, a região de Ubatumirim tem três ilhas. A Redonda fica a cerca de 2 km das praias de Ubatumirim, do Estaleiro e da Justa. A da Pedra, mais próxima da Praia do Estaleiro, é a menor de todas e não tem faixa de areia. E a bela Ilha do Maracujá fica a apenas 200 m da Praia da Justa.
Em São Sebastião, um roteiro famoso é As Ilhas, que, curiosamente, é uma ilhota só. Fica a pouco mais de 2 km das praias da Barra do Sahy e Juquehy e é um lindo cenário com praia de areia fofa e mar cristalino. Na alta temporada, ela pode ficar concorrida. Fique esperto também com as condições das ondas e do vento para fazer a travessia.