Se você já se sentiu inchada após alguma refeição, saiba que isso pode ser comum e, embora seja bastante incômodo, esse fator isoladamente não traz consequências a saúde. No entanto, pode acarretar desconforto abdominal, gases ou, em alguns casos, estar associado à constipação. A boa notícia é: o inchaço pós-refeições pode ser evitado. Para isso, priorizar um estilo de vida saudável é primordial. Para te ajudar nessa missão, o “Times of India”, de onde são as informações, listou seis hábitos simples que devem ser praticados; confira-os a seguir:
+ Benefícios da soja incluem emagrecimento e meio ambiente; conheça-os
+ Cansado da sua cidade? Nesta ilha irlandesa você pode viver sem pagar aluguel por um ano
+ Litoral Norte de SP: grupo imobiliário aciona Justiça para construir em área protegida
1 – Reduza a ingestão de fibras
Embora os alimentos ricos em fibras (feijão, lentilha, brócolis, ervilhas e couve-de-bruxelas) sejam saudáveis, pois ajudam na regulação dos níveis de açúcar no sangue, eles tendem a favorecer a constipação. Portanto, vale reduzir a quantidade ou substituí-los por proteínas.
2 – Se atente aos alimentos alérgicos
Se você possui alguma intolerância ou alergia a determinado alimento, vale substituí-lo por outras opções. Afinal, esses itens aumentam a produção de gás no trato gastrointestinal.
3 – Evite alimentos altamente calóricos
Alimentos altamente calóricos, especialmente ricos em gorduras, podem resultar em inchaço, decorrente da lenta digestão.
4 – Evite mascar chiclete
Segundo o portal “ao mascar chiclete, você engole uma grande quantidade de ar que se acumula no trato gastrointestinal”. E nem as opções sem açúcar se salvam, pois são ricas em adoçantes como xilitol e sorbitol, que podem fermentar no intestino, resultando em inchaço excessivo.
5 – Substitua as bebidas gaseificadas
Apesar de saborosas e refrescantes, as bebidas gaseificadas podem promover o inchaço, justamente pelo acúmulo de gás presente. Portanto, vale substituí-las por outras opções sem gás.
6 – Coma gengibre
O gengibre contém propriedades que favorecem a digestão e, ainda, previne o inchaço e as cólicas. Portanto, pode ser uma boa ideia acrescentá-lo às refeições.