Almas aventureiras precisam se mover para relaxar. Por isso separamos seis destinos com impressionantes caminhadas de longa distância.

Trilha Trans Butão
Foto: Shutterstock.

Após décadas de restauração, esta incrível trilha de 400 quilômetros, abrangendo toda a extensão do reino do Himalaia, foi reaberta em setembro de 2022 pela primeira vez desde a década de 60. Você vai precisar de mais ou menos um mês para percorrer todo o caminho, ou encarar trecho por trecho, passando a noite em casas de família ou ocasionais hotéis que valem a ostentação, como o Gangtey Lodge.

Colúmbia Britânica
Foto: Shutterstock.

A operadora Mountain Trek ganhou seguidores por suas viagens de uma semana focada em resultados, partindo de sua base com alojamento à beira do lago em Nelson, um hub para viajantes que vão às montanhas Selkirks e Purcells. Inscreva-se para três ou quatro horas de caminhada diárias, refeições anti-inflamatórias, sessões de treinamento de força e aulas de meditação enquanto caminha.

Montanhas Dolomitas da Itália
Foto: Shutterstock.

A operadora Dolomite Mountains mapeou algumas das melhores caminhadas nesta região espetacular. A caminhada Hut to Hut Cortina ­Getaway atravessa florestas perenes e prados acarpetados de flores silvestres entre picos verticais, com pernoites em aconchegantes rifugios que servem pratos de massa caseira.

Travessia do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Foto: Shutterstock.

Percorra um dos parques nacionais de cenários mais icônicos do Brasil em um trekking de 3 dias e aproximadamente 35 km. Durante o dia, curta a paisagem das lagoas de águas cristalinas e gaste as panturrilhas nas subidas e descidas das dunas sob o sol. À noite, durma em redários em ranchos na casa de moradores locais, tendo contato com as vivências dos nativos. A Pisa Trekking faz um roteiro de 6 dias que engloba o trekking e outras experiências em São Luís e cidades próximas.

Trekking sobre o Glaciar Perito Moreno na Argentina
Foto: Shutterstock.

Um dos atrativos mais famosos da Patagônia, o Glaciar Perito Moreno é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e está localizado no Parque Nacional Los Glaciares. Faça um trekking com guias de montanha para caminhar pelas margens do Lago Rico até a geleira, podendo apreciar uma variedade de formações típicas de geleiras, como fendas profundas, dolinas azuis, enormes seracs – um grande bloco de gelo formado pela fratura de uma geleira – e lagoas azul-turquesa. O minitrekking de 3 horas está dentro de um pacote de passeio da Patagonia Experience Travel que também inclui uma visita nas passarelas em frente ao Glaciar e serviços de transfer.

Expedição Pedra da Mina
Foto: Shutterstock.

Para os mais cascudos e experientes, uma opção de caminhada é o trekking de 16 km até o 4º pico mais alto do Brasil. A Pedra da Mina fica a 2.798 metros de altitude e está localizada no complexo da Serra Fina, entre o Parque Nacional do Itatiaia e o maciço Marins-Itaguaré. Devido ao terreno acidentado, escassez de água e baixas temperaturas, o trajeto pode levar mais de um dia. A Pisa Trekking faz um roteiro de 3 dias que inclui transfers e pernoites em locais próximos à saída para o trekking.

Veja também
+ Livros e filmes escolhidos por Tamara Klink para encorajar mais mulheres no outdoor
+ Uma rota mágica para os amantes da gravel na Suíça
+ Os dez trekkings mais bonitos do mundo






Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo