Almas aventureiras precisam se mover para relaxar. Por isso separamos seis destinos com impressionantes caminhadas de longa distância.
Trilha Trans Butão
Após décadas de restauração, esta incrível trilha de 400 quilômetros, abrangendo toda a extensão do reino do Himalaia, foi reaberta em setembro de 2022 pela primeira vez desde a década de 60. Você vai precisar de mais ou menos um mês para percorrer todo o caminho, ou encarar trecho por trecho, passando a noite em casas de família ou ocasionais hotéis que valem a ostentação, como o Gangtey Lodge.
Colúmbia Britânica
A operadora Mountain Trek ganhou seguidores por suas viagens de uma semana focada em resultados, partindo de sua base com alojamento à beira do lago em Nelson, um hub para viajantes que vão às montanhas Selkirks e Purcells. Inscreva-se para três ou quatro horas de caminhada diárias, refeições anti-inflamatórias, sessões de treinamento de força e aulas de meditação enquanto caminha.
Montanhas Dolomitas da Itália
A operadora Dolomite Mountains mapeou algumas das melhores caminhadas nesta região espetacular. A caminhada Hut to Hut Cortina Getaway atravessa florestas perenes e prados acarpetados de flores silvestres entre picos verticais, com pernoites em aconchegantes rifugios que servem pratos de massa caseira.
Travessia do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Percorra um dos parques nacionais de cenários mais icônicos do Brasil em um trekking de 3 dias e aproximadamente 35 km. Durante o dia, curta a paisagem das lagoas de águas cristalinas e gaste as panturrilhas nas subidas e descidas das dunas sob o sol. À noite, durma em redários em ranchos na casa de moradores locais, tendo contato com as vivências dos nativos. A Pisa Trekking faz um roteiro de 6 dias que engloba o trekking e outras experiências em São Luís e cidades próximas.
Trekking sobre o Glaciar Perito Moreno na Argentina
Um dos atrativos mais famosos da Patagônia, o Glaciar Perito Moreno é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e está localizado no Parque Nacional Los Glaciares. Faça um trekking com guias de montanha para caminhar pelas margens do Lago Rico até a geleira, podendo apreciar uma variedade de formações típicas de geleiras, como fendas profundas, dolinas azuis, enormes seracs – um grande bloco de gelo formado pela fratura de uma geleira – e lagoas azul-turquesa. O minitrekking de 3 horas está dentro de um pacote de passeio da Patagonia Experience Travel que também inclui uma visita nas passarelas em frente ao Glaciar e serviços de transfer.
Expedição Pedra da Mina
Para os mais cascudos e experientes, uma opção de caminhada é o trekking de 16 km até o 4º pico mais alto do Brasil. A Pedra da Mina fica a 2.798 metros de altitude e está localizada no complexo da Serra Fina, entre o Parque Nacional do Itatiaia e o maciço Marins-Itaguaré. Devido ao terreno acidentado, escassez de água e baixas temperaturas, o trajeto pode levar mais de um dia. A Pisa Trekking faz um roteiro de 3 dias que inclui transfers e pernoites em locais próximos à saída para o trekking.