Desafio em água doce

Incansável. Não há melhor adjetivo para definir o ultranadador esloveno Martin Strel, 56, que inicia neste mês uma perigosa travessia ao longo do rio Colorado, no oeste dos EUA. Ao final do trajeto, Martin terá passado por três estados norte-americanos (Utah, Arizona e Colorado), percorrendo um total de 2.300 quilômetros a nado.


PEIXÃO: O desafio agora é atravessar toda a extensão do Rio Colorado

Esta não é a primeira peripécia do nadador esloveno. Em 2000 ele ficou mundialmente conhecido depois de atravessar a Europa a nado ao longo dos 3.000 quilômetros do rio Danúbio. Em 2002, foi a vez do rio Mississippi, no nordeste dos EUA, com quase 3.800 quilômetros de extensão. Dois anos mais tarde, em 2004, o desafio foi o rio Yangtze na China, em uma jornada que ultrapassou a marca dos 4.000 quilômetros.

O mais recente desafio de Strel, realizado em 2007, teve participação brasileira. O cenário escolhido foi o rio Amazonas, com 5.268 quilômetros, partindo da nascente em Atalaya, no Peru, e desaguando no oceano Atlântico em Belém do Pará, 66 dias mais tarde.

As mirabolantes façanhas do nadador esloveno vão muito além de recordes pessoais. A travessia de grandes rios pelo planeta a nado foi a maneira encontrada por Martin para chamar a atenção do mundo para a necessidade de preservação das riquezas aquáticas da Terra.