Battle of the Paddle: a festa havaiana do SUP


NA REMADA: Competidores no Battle of the Paddle
Foto: Pat Huber/Rainbow Sandals

Estou de malas prontas para o Havaí para participar de uma das provas mais bem feitas até hoje de stand-up paddle: o Battle of the Paddle, que acontece nos dias 14 e 15 de maio.

A edição havaiana dessa prova se tornou o encontro obrigatório dos fabricantes, atletas e entusiastas do esporte. Ela acontece na praia de Waikiki, em Honolulu, na ilha de Oahu. São dois dias de competição, nos quais o atleta pode participar de quatro provas.

O evento distribui US$ 25 mil em premiação e é o único com esse formato de prova-festival-exposição e tem atraído, em média, 400 atletas do mundo todo.
No primeiro dia, acontece a Elite Race, que possui um formato único – em media 10 quilômetros –, onde o atleta demonstra suas habilidades de velocidade, surf e equilíbrio, tendo também que desviar dos menos habilidosos. O percurso é constituído por oito bóias e uma corrida na praia de 300 metros por volta, sendo necessárias quatro voltas para concluir a prova toda. É uma mistura de surf e regata, pois você passa pela rebentação quatro vezes (ida e volta) com pranchas de 12’6’’ (3,90 metros) desenhadas para se manter em linha reta. Serão mais de 100 participantes!

Logo depois da Elite Race, vem a competição das categorias, a Age Grupo Race, com um percurso não tão técnico, mas com a mesma distância. Os participantes passam pela rebentação apenas duas vezes e não têm que correr na areia.
No segundo dia, temos a Long Distance, com aproximadamente 20 quilômetros na edição havaiana. Essa prova é um down wind, ou seja, uma regata a favor do vento e das ondas oceânicas, característica mais encontrada nas ilhas, pois o vento roda ao redor delas, impulsionado as pranchas com o auxilio das ondas. Nessa prova, vale muito mais o conhecimento das correntes e das ondas da região do que a força, o que dá preferência aos remadores locais.

Nomes como Sepa Napoleon, Connor Baxter e o brasileiro Lívio Menelau são grandes favoritos para essa prova – eles têm o privilégio de treinar nessas condições o ano todo, em Oahu e Maui.

Em seguida, temos a prova de revezamento, o Relay, composto por times de quatro pessoas – três homens e uma mulher. O percurso é constituído por quatrp bóias, tem em média 3 quilômetros e uma corrida na areia de 300 metros. Logo após a corrida, o próximo remador entra em ação. Cada atleta completa duas voltas no percurso, vencendo a equipe mais rápida.

Todas essas provas são recheadas de novidades do mundo do SUP, com mais de 300 expositores na areia, disponibilizando equipamentos para teste e explicando todas as novidades. É um verdadeiro parque de diversões para quem está no esporte ou deseja conhecê-lo melhor. Tudo isso no Havaí, a meca dos esportes aquáticos.

Toda essa festa pode ser conferida ao vivo na internet pelo site:
http://www.battleofthepaddle.com/?page_id=2

Até a próxima!

Obs: Este ano teremos seis representantes brasileiros: Alessandro Matero, Alexandre Levorin, Lívio Menelau, Andrea Möller, Hilton Alves e Massao Fukayama

Alessandro Matero, o Amendoim, é treinador e atleta de SUP e canoagem havaiana.