Nos limites da escalada esportiva


Chris Sharma, em First Round First Minute, e Adam Ondra, em Chilam Balam

Os escaladores Adam Ondra e Chirs Sharma não cansam de esticar os limites da escalada esportiva.

Em abril, Sharma esteve em Margalef, na Espanha, para finalmente concluir um projeto no qual vinha trabalhando há dois anos. Batizada de First Round First Minute, a via de 25 longos movimentos vinha tirando o sono do norte-americano, que admitiu ao site Planet Mountain finalmente ter encontrado o equilíbrio certo. Além disso, sua vontade de querer chegar ao topo era imensurável dessa vez.

Quanto ao grau de dificuldade, ele disse que prefere esperar o sucesso de outro escalador nessa via para tentar estabelecer uma sugestão coletiva.

No mesmo mês, o tcheco Adam Ondra, o maior fenômeno da escalada mundial dos últimos tempos, estava em Villanueva Del Rosario, também na Espanha. Sua missão era derrubar o mito que cercava a via Chilam Balam. O escalador Barnabé Fernandez já havia declarado, em 2003, que finalizara esse projeto, sugerindo grau 9b+ (tabela de graduação francesa). Detalhe: um 9b já seria inédito à época. Outro detalhe: a falta de provas (vídeos e fotos) fazia a comunidade escaladora duvidar abertamente do feito de Barnabé.

Ondra demorou somente três dias para vencer essa escalada de 80 metros e propôs um 9b a ela. Abaixo, veja os vídeos com Adam Ondra e Chris Sharma empenhados em seus recentes desafios.