Em abril, Sharma esteve em Margalef, na Espanha, para finalmente concluir um projeto no qual vinha trabalhando há dois anos. Batizada de First Round First Minute, a via de 25 longos movimentos vinha tirando o sono do norte-americano, que admitiu ao site Planet Mountain finalmente ter encontrado o equilíbrio certo. Além disso, sua vontade de querer chegar ao topo era imensurável dessa vez.
Quanto ao grau de dificuldade, ele disse que prefere esperar o sucesso de outro escalador nessa via para tentar estabelecer uma sugestão coletiva. No mesmo mês, o tcheco Adam Ondra, o maior fenômeno da escalada mundial dos últimos tempos, estava em Villanueva Del Rosario, também na Espanha. Sua missão era derrubar o mito que cercava a via Chilam Balam. O escalador Barnabé Fernandez já havia declarado, em 2003, que finalizara esse projeto, sugerindo grau 9b+ (tabela de graduação francesa). Detalhe: um 9b já seria inédito à época. Outro detalhe: a falta de provas (vídeos e fotos) fazia a comunidade escaladora duvidar abertamente do feito de Barnabé.
Ondra demorou somente três dias para vencer essa escalada de 80 metros e propôs um 9b a ela. Abaixo, veja os vídeos com Adam Ondra e Chris Sharma empenhados em seus recentes desafios.
Chris Sharma, em First Round First Minute, e Adam Ondra, em Chilam Balam