Kika e Ilha lançam guia de escalada


MAPA DA MINA: André e Kika lançam o Guia de Escalada

Por Octávio Germann, da Go Outside online

Maio costuma marcar a abertura da temporada de escalada no Rio de Janeiro. Aproveitando o embalo da data, a dupla de escaladores André Ilha e Kika Bradford lançará no início do mês o Guia de Escaladas da Zona Sul e Ilhas Costeiras do Rio de Janeiro, em um evento na Praça General Tibúrcio, na Praia Vermelha.

Os autores distribuirão autógrafos no local das 9 às 17h. A Go Outside online bateu um papo com Kika para saber mais sobre o guia, que promete ser referência para os amantes da escalada brasileira.

Go Outside – Como surgiu a ideia do guia e quanto tempo levou até que ele ficasse pronto?
Kika Bradford –
O André já tinha experiência de escrever dois guias: o pioneiro Catálogo de Escaladas do Estado do Rio de Janeiro, de 1984, em co-autoria com Lucia Duarte, e o Guia de Escaladas de Guaratiba, de 1999. Em 2005, ele começou a organizar as informações sobre as vias localizadas na zona sul e, em 2008, recebi seu convite para ajudá-lo a finalizar essa obra. Com o avanço do trabalho, incorporamos também as vias localizadas nas ilhas costeiras do Rio, uma novidade na escalada carioca e ainda muito desconhecida mesmo pelos escaladores locais.

Go Outside – O que o Guia traz de novidade para os amantes da escalada?
Kika –
Este inédito guia descreve 283 vias de escalada situadas em 11 montanhas, seis ilhas costeiras e diversas falésias (paredes isoladas de pequena altura) da Zona Sul do Rio de Janeiro em 320 páginas a cores. As informações sobre cada via são apresentadas em textos detalhados em português e em inglês e em cuidadosos foto-diagramas que oferecem uma maior precisão quanto à sua localização e trajeto.

Go Outside – Quais os aspectos mais importantes a serem destacados no guia?
Kika –
O Guia descreve diversas escaladas com características variadas em um cenário de extrema beleza. A diversidade de opções permite que escaladores de todos os níveis e gostos se divirtam e se aventurem nas vias tradicionais, nos morros mais altos, nas falésias à beira-mar, entre outras. Em suma, o grande destaque do Guia é oferecer informações precisas e detalhadas para quem quer escalar num dos cenários mais bonitos do Brasil, e que também é o maior centro de escalada urbana do mundo.

Go Outside – Como você analisa o cenários dos guias de escalada no Brasil?
Kika –
Nosso guia é um dos mais esperados do Brasil por ser uma área com grande concentração de vias de fácil acesso e de diversos níveis de dificuldade. Uma obra desse porte influencia a edição de outros guias de escalada pelo cuidado com o qual foi preparado e o alcance que vai atingir.