Adri Nascimento: a dura preparação para uma maratona de MTB


Pedal lindo: no Alpentour Trophy, os participantes correm na Áustria

Em 2007 participei da 4ª edição da ultramaratona de mountain bike Cape Epic, na África do Sul. Naquele ano, além da minha dupla, havia apenas mais uma representando o Brasil. A cada ano mais brasileiros foram se interessando pelo evento, até que na recém-encerrada 8ª edição (que terminou no dia 3 de abril), foram 40 duplas do Brasil inscritas.

Além do desafio de conquistar a literalmente suada camisa de “finisher”, a maioria também busca um turismo especial que permita explorar e conhecer lugares por onde só mesmo de bike seria possível chegar, assim aproveitando o que a natureza exuberante oferece.

Já acompanhei alguns casos de pessoas que se inspiraram com relatos e reportagens sobre o evento, foram sorteados na loteria para conseguir a vaga e, motivados, fizeram a inscrição, para só depois descobrir o quanto precisavam treinar e evoluir para concluir o grande desafio sem sofrer. Dominar a técnica, conseguir preparo físico para pedalar em média 6 a 8 horas por dia durante uma semana inteira e adquirir conhecimento sobre os detalhes que fazem a diferença na jornada não são tarefas fáceis, e leva tempo.
Para quem quer encarar o desafio, mesmo que já tenha um bom preparo físico, mas até hoje só participou de provas longas de apenas um dia, a dica é procurar eventos menores, para entender bem como tudo funciona e adquirir a preciosa experiência.

Hoje temos uma grande prova de ultramaratona nacional, a Brasil Ride, na Chapada Diamantina, que não deixa nada a desejar em relação à Cape Epic, que é considerada a maior e melhor do mundo. Mas infelizmente por aqui não contamos com provas menores de dois ou três dias para preparar quem busca esses grandes desafios.

Fica então a dica de dois eventos internacionais:

Alpentour Trophy (www.mtbfestival.at): é uma prova de quatro dias na Áustria que já tive a oportunidade de correr. Pode ser uma ótima opção para quem quer conciliar a bike com férias de família, porque a largada e chegada de todas as etapas acontecem sempre no mesmo local. Paralelamente acontece um festival de bike com passeios, exposição e concurso de bicicletas antigas, competição de 4X, entre outras atrações. A região é maravilhosa, há categoria solo e dupla, e os percursos sempre têm bastante trilha técnica.

Douro Bike Race (www.dourobikerace.com): uma competição de três dias em Portugal, da qual pretendo participar em setembro como preparação final para a Brasil Ride. É organizada pelo experiente e forte atleta João Marinho, tem categoria solo e também pode ser uma boa opção para quem quer curtir a viagem com a família, porque Portugal é um país maravilhoso, que eu recomendo.

Boas pedaladas!

Adriana Nascimento foi nove vezes campeã brasileira de mountain bike. Já participou de várias provas de ultramaratona, como a Cape Epic e a Claro Brasil Ride. É treinadora de sua própria assessoria esportiva, que leva seu nome. Seu site oficial é www.anmtb.com.br