Por Octávio Germann, da Go Outside online
Com a aproximação dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, centenas de atletas mountain bike de todo o mundo estão curiosíssimos para conhecer e analisar o circuito no qual ocorrerão as competições da modalidade. Apesar de ainda não ter conquistado a vaga para competir em Londres, a equipe do Brasil também testará a pista, no próximo mês de julho.
Em entrevista à Go Outside online, Eduardo Ramires, técnico da seleção brasileira de MTB, revelou os nomes dos atletas brasileiros que representarão o país na bateria de testes a ser realizada na capital inglesa. Rubens Valeriano (Rubinho), Henrique Avancini e Roberta Stopa, os melhores colocados no ranking da UCI (União de Ciclistas Internacional), andarão na pista olímpica e passarão suas impressões sobre o que curtiram e o que deve mudar por lá. Eduardo ainda fez questão de mostrar seu desagrado com a atual condição da pista, que classificou como muito veloz e pouco técnica. “Depois que os atletas testarem o circuito, muita coisa deve mudar. Aconteceu a mesma coisa em Pequim, na última Olimpíada. As pistas de MTB devem exigir dos atletas muito mais a parte técnica do que velocidade,” explica o treinador.
Apesar da viagem a Londres para a bateria de testes, os três atletas ainda não têm vaga garantida nos Jogos do ano que vem, e 2011 deve ser um ano de muita dedicação e suor para os competidores de ponta do mountain bike brasileiro.
MTB em Londres 2012: Eduardo acredita que a pista olímpica precisa sofrer alterações