5 razões pelas quais suas fezes estão escuras

5 razões pelas quais suas fezes estão escuras
Foto: Freepik

Se você nunca se atentou a cor de suas fezes, vale praticar o hábito, pois evacuar pode dizer muito sobre sua saúde. A cor do seu cocô, por exemplo, pode variar e, por isso, é importante saber o que significa.

+ Bolsa de água quente ou de gelo? Saiba como escolher

+ Como a dieta vegana muda o seu corpo

+ Hang Loose Surf Attack 2022: Connor Donegan e Sol Carrion vencem a Sub 18

Além do cocô verde, a coloração escura também pode causar estranheza ou preocupação. Com informações da “Women’s Health”, entenda cinco possíveis razões pelas quais suas fezes estão escuras.

1 – Suplementos de ferro

Se você está repondo o ferro do seu organismo com suplementos ou qualquer outra coisa rica desse mineral, pode ser o motivo. Nesse caso, não é preciso se preocupar, bem como não é necessário interromper o uso. No entanto, é importante ter a devida recomendação e orientação médica.

2 – Beterraba

Saber o que você ingere durante as refeições é importante para evitar um susto ao olhar para o vaso sanitário. O consumo de beterraba, por exemplo, tende a deixar as fezes avermelhadas ou bastante escuras. O mesmo pode acontecer ao comer alcaçuz, mirtilo e ameixa seca.

3 – Medicação para dor

O médico Kevin Barrett alerta: “O uso excessivo de anti-inflamatórios como aspirina, ibuprofeno, ácido mefenâmico, diclofenaco ou naproxeno pode causar irritação do revestimento do intestino, o que, por sua vez, pode desencadear sangramento [visível nas fezes]”. Portanto, ao notar essa condição, é imprescindível consultar um profissional de saúde, para avaliar seu caso.

4 – Excesso de bebida alcoólica

O álcool pode ter o mesmo impacto que a medicação para a dor. Sendo assim, se exagerar na cerveja ou no vinho e perceber que suas fezes ficaram escuras, vale repensar o consumo e moderá-lo.

5 – Uma condição pré-existente

Algumas doenças pré-existentes também podem ser a causa — e, talvez, você desconheça seu diagnóstico. Por isso, é importante consultar um médico.

Entre estas possíveis causas, Barrett lista: “Sangramento de uma úlcera estomacal, câncer de esôfago, estômago ou intestino pode causar fezes pretas. Além disso, as pessoas que têm insuficiência hepática podem desenvolver varizes em seus intestinos que podem sangrar”.

-Publicidade-