Quando é o Dia Mundial da Corrida, você pode me perguntar? É nesta quarta-feira, 7 de junho, caso não tenha aparecido um lembrete no seu telefone.

O Dia Mundial da Corrida começou em 2009, originalmente como o Dia Nacional da Corrida nos EUA, como uma forma de promover a saúde geral e o condicionamento físico, além do objetivo de fazer mais pessoas correrem.

Veja também
+ Tudo o que você precisa saber sobre o Mundial de Trail Running 2023 na Áustria
+ Brasil ganha novo parque nacional, o primeiro da Paraíba
+ Embaixador de canicross do RMG ensina como correr com seu cão

Mas, como os Estados Unidos já tinham um dia nacional não oficial para isso, chamado Ação de Graças – o dia mais popular do país para correr, com cerca de 1 milhão de pessoas participando dos “Turkey Trots” – a primeira quarta-feira de junho tornou-se o Dia Mundial da Corrida em 2016.

Nesta data, aproximadamente 2,5 milhões de pessoas de 177 países se comprometeram a correr mais de 14,8 milhões de km, com o apoio de muito trabalho nos bastidores dos New York Road Runners (NYRR) e da World Marathon Majors, duas das maiores organizações de corrida do mundo.

Agora celebrado sempre na primeira quarta-feira de junho, o Dia Mundial da Corrida é uma data que encoraja qualquer pessoa ao redor do mundo a sair para uma corrida de qualquer distância ou duração – pela saúde, diversão, treinamento, uma boa causa, companheirismo, aventura ou sem motivo algum.

Aqui estão cinco maneiras de celebrar o Dia Mundial da Corrida, mesmo se você nem soubesse que ele existia.

1. Obviamente, vá correr

Correr pode ser uma atividade simples – coloque uma camiseta, um shorts e um par de tênis de corrida e saia por aí – mas todos sabemos como a vida pode atrapalhar. Planejar seu dia em torno de uma corrida não é egoísmo; é uma forma intencional de torná-lo responsável e atento a tudo mais.

A corrida é melhor quando praticada com consistência, tanto para o seu condicionamento físico aeróbico quanto para a estrutura e responsabilidade que ela pode trazer para o caos diário da vida. Não importa se você é um corredor experiente, um corredor iniciante ou um ainda não corre, tudo começa com o desejo de sair para correr. Vá correr no Dia Mundial da Corrida e celebre o fato de fazer parte de um movimento mundial de pessoas com mentalidade semelhante, capazes de fortalecer sua saúde e mudar o mundo para melhor.

2. Inclua todo mundo

Qualquer pessoa que corre é um corredor. Não importa como alguém aborda a corrida, quão rápid ocorre, como se parece, o que veste ou de onde cresceu, correr como um passatempo recreativo está aberto a qualquer pessoa interessada e disposta a colocar um pé na frente do outro.

Se você é um corredor novo ou iniciante, não precisa justificar sua existência com ritmo médio, volume de treinamento ou destaques de corrida. Embora o treinamento para corridas ofereça desafios pessoais significativos, você não é definido como corredor pelos seus tempos de corrida. Embora seja principalmente uma busca individual, no final das contas, não se trata de quão rápido corremos ou quão longe vamos, mas sim sobre os momentos que vivenciamos enquanto corremos e com quem compartilhamos.

Algumas pessoas podem chamar isso de corrida; outros chamam de corrida leve. Alguns se identificam como maratonistas ou corredores de trilha, enquanto outros ostentam a bandeira peculiar de ultramaratonistas. Mas todos estamos fazendo a mesma coisa por muitas das mesmas razões, e todos somos mais parecidos – como atletas e como pessoas – do que somos diferentes. Neste Dia Mundial da Corrida, vamos fazer a nossa parte para tornar a corrida mais inclusiva e cultivar uma comunidade onde todos saibam que pertencem.

3. Compartilhe a alegria de correr

Como Will Ferrell nos ensinou em seu personagem Ron Burgundy, correr, ou fazer ioga, pode ser uma diversão selvagem. E isso é especialmente verdadeiro quando você se envolve com outras pessoas. Correr sozinho pode ser ótimo e pacificamente terapêutico, mas correr com outras pessoas – amigos, parceiros de corrida, colegas de trabalho, membros da família, vizinhos ou pessoas aleatórias que você conhece em uma corrida em grupo – pode oferecer responsabilidade embutida, camaradagem, inspiração, motivação e muito mais.

Por todas essas razões, as corridas longas, os treinos de velocidade mais difíceis e as corridas aventureiras em trilha são sempre melhores quando feitos com parceiros ou amigos. Correr pode ser maravilhosamente social, um lugar para conversar com um amigo e deixar de lado o estresse da vida cotidiana, e pode construir comunidade por meio de uma luta compartilhada e de um propósito comum.

Se você já é um corredor, então sabe que a parte mais difícil sobre correr é começar e manter a consistência. Encorajar um amigo não corredor a se juntar a você em uma corrida tranquila por um parque próximo ou uma trilha aberta pode dar a eles o impulso positivo que eles estavam procurando. Se você está apenas começando, os efeitos positivos da corrida começarão imediatamente, mesmo que você não os reconheça imediatamente. Quanto mais você se submeter à autenticidade da corrida e à comunidade que ela promove, mais perceberá que ela contém um poder maior do que você mesmo. (Embora Burgundy possa não ter sido realmente um corredor, Ferrell correu a Maratona de Boston em menos de quatro horas.)

4. Participe de uma “Beer Mile”

Correr uma Beer Mile é uma das coisas mais difíceis e divertidas que você pode fazer usando tênis de corrida. Correr uma Beer Mile é simples: o corredor bebe uma caneca de cerveja enquanto corre uma volta ao redor de uma pista e repete isso mais três vezes, uma cerveja para cada volta, o mais rápido possível – tudo isso sem vomitar. (Isso é um ato infeliz que é educadamente chamado de “volta do destino”.) O cronômetro parar após a quarta volta ser concluída, a menos que eles vomitem, quando uma quinta volta de penalidade de 400 metros geralmente é aplicada.

Uma Beer Mile é igualmente um desafio gastronômico e um empreendimento atlético, de acordo com a equipe que está organizando o Beer Mile World Classic, o campeonato mundial da disciplina que será realizado em 1º de julho em Chicago (EUA). Pode parecer um ato de pura bobagem – e sim, é -, mas é mais uma maneira de compartilhar a diversão da corrida. (E sim, você pode fazer uma Beer Mile com cerveja não alcoólica, com leite chocolate ou com água com gás!)

5. Retribua

Bicampeão mundial de corrida em trilhas, Joe Gray passa muito tempo treinando em Colorado Springs, no Colorado (EUA), mas ele quer ver mais pessoas negras desfrutando das trilhas como ele. Ele está organizando um acampamento de corrida em trilhas para crianças em Colorado Springs em agosto, em conjunto com o seu projeto Inspire Diversity. É apenas um exemplo de alguém que compartilha sua paixão pela corrida retribuindo.

Considere celebrar o Dia Global da Corrida doando seu tempo ou dinheiro para uma organização que apoie a comunidade de corredores. Se você não está apto para doar dinheiro, seja voluntário em uma corrida local ou doe seus tênis de corrida usados para uma causa nobre, como a One World Running, Soles for Souls ou Shoes for Africa.

Nem todo mundo gosta de correr, e nem todos podem fazê-lo. A corrida está entrelaçada na trama da minha vida desde que eu era criança, mas é constantemente revitalizada ao compartilhá-la com amigos e conhecidos. Não sou mais rápido, mas está ligada à mesma razão de ser existencial. Não se trata da noção moderna de “encontrar seu propósito”, mas sim de conhecer o seu propósito e persegui-lo implacavelmente diante dos desafios caóticos da vida.

Pessoalmente, nunca saí para correr e voltei me sentindo pior. Claro, tive algumas corridas difíceis em condições climáticas ruins, mas sempre encontrei pelo menos uma pequena centelha de energia positiva que transcendeu o ato de correr e se estendeu ao resto do meu dia. E muitas vezes é mais do que uma pequena centelha – frequentemente um raio que me lembra o quanto sou grato por ter a capacidade de acelerar voluntariamente e mover minhas pernas, não importa se são dois quilômetros ou 22 quilômetros.

E apenas para deixar claro, 7 de junho também é o Dia Nacional do Sorvete de Chocolate, então existe uma boa chance de eu me deliciar com essa paixão depois da minha corrida da tarde.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo