Esse ano as Olimpíadas de Tóquio devem ter esportes olímpicos bastante populares, mas pouco conhecidos no mundo olímpico, como a escalada, surfe e skate.
Mas se esses esportes causam estranheza aos puristas, o que dizer desses cinco esportes completamente absurdos que um dia já estiveram oficialmente nas Olimpíadas?
Tiro ao pombo
Em 1900, nos Jogos Olímpicos de Paris, o comitê organizador teve a boa ideia de matar mais de 300 pombos durantes as provas de Tiro ao Pombo.
A modalidade funcionava mais ou menos como é hoje o tiro ao prato. Os pássaros eram soltos e os competidores precisavam acertar e derrubá-los antes que eles voassem para fora de um círculo delimitado.
Foi o único ano em que o esporte olímpico apareceu na programação.
Cabo-de-guerra
A regra é mais ou menos a mesma que você aprendeu na escola. Oito competidores olímpicos alinham de cada lado de uma corda grossa e puxam o máximo que puderem. Ganha quem fizer o nó no meio da corda passar para seu lado do campo.
O empolgante esporte ficou por bastante tempo na base olímpica, de 1900 a 1920. Os Estados Unidos e a Inglaterra eram as grandes potências da modalidade
Subida na corda
Parece festa junina, mas era Olimpíada. O esporte, que consistia em subir em uma corda de mais de dez metros usando somente as mão, apareceu pela primeira vez em 1896 e mais quatro vezes entre 1904 e 1932.
Duelo de pistola
A velha guarda do faroeste participou de um evento demonstrativo nas Olimpíadas de 1908, em Londres. Os competidores usavam proteção no tórax e rosto, caminhavam em sentido oposto, viravam e disparavam ao sinal.
As balas eram de cera, sem risco à vida. Mesmo assim, o esporte não emplacou.
Nado com obstáculos
Alguém teve a ideia de misturar natação e corrida com obstáculos em 1900, na Olimpíada de Paris. Os competidores tinham que escalar um trampolim, cair na água e nadar desviando de barcos estacionados por um circuito e depois sair da água por uma escada.
Considerada muito pouco segura, o esporte olímpico nesta modalidade não emplacou.