A menstruação vai além do sangramento que caracteriza o período, e inclui diversos sintomas relacionados ao desconforto, como o inchaço. A condição é resultado das flutuações hormonais e tende a ocorrer cerca de um a dois dias antes do início do ciclo.
+ “Blue Friday”: campanha reverte parte das vendas para proteção às baleias
+ PF suspende confecção de novos passaportes por falta de verba
+ BurgerWorld: o pico mais divertido da Indonésia?
Embora seja comum, o inchaço menstrual tende a ser favorecido por determinados hábitos. Logo, algumas medidas práticas podem ser capazes de evitá-lo. Com informações da “Women’s Health”, veja cinco dicas para acabar com a condição:
1 – Coma alimentos ricos em proteínas e potássio
A alimentação é um dos principais pontos de atenção quando o assunto é inchaço. “Alimentos com alto teor de potássio, como banana, melão, tomate e aspargo, ajudam a promover um bom equilíbrio de líquidos. O mesmo vale para gorduras saudáveis como chia, nozes e salmão”, orienta a nutricionista Isabel Smith.
A ginecologista e obstetra Sherry Ross indica incluir nas refeições proteínas magras como frango, peixe e tofu, além de alimentos que agem como diuréticos naturais, como aipo, pepino, melancia, suco de limão, alho e gengibre.
Vale destacar que opções como brócolis, couve de Bruxelas, feijão, repolho e couve-flor devem ser evitadas, visto que podem favorecer a condição, promovendo os gases.
2 – Faça exercícios
Especialistas destacam a prática de exercícios como aliada contra os sintomas da TPM, incluindo o inchaço. Contudo, as indicações para esse período são modalidades leves, como natação e ioga, por exemplo.
3 – Durma bem
A obstetra Kelly Roy informa que, embora a menstruação atrapalhe a qualidade do sono, é importante realizar medidas que auxiliam a descansar devidamente durante a noite, pois é nesse momento que o “excesso de líquido na barriga é capaz de voltar ao corpo e ser eliminado”.
4 – Reduza a cafeína e o álcool
A ingestão de líquidos também requer atenção. Segundo a ginecologista e obstetra Diana Bitner, no período pré-menstrual, o álcool pode aumentar os sintomas da TPM, como sensibilidade nos seios, alterações de humor e inchaço. “E o café pode superestimular o trato digestivo e irritar os intestinos, sem falar na desidratação, que faz com que você retenha água”, complementa, destacando a importância do consumo de água.
5 – Converse com seu ginecologista
Se o inchaço menstrual te incomoda e mesmo seguindo as orientações anteriores o sintoma persiste, consulte o seu ginecologista. Conforme suas especificidades, um profissional poderá indicar medidas mais efetivas para amenizar a condição.