A Appalachian Trail (ou Trilha dos Apalaches) é uma das travessias mais conhecidas e cobiçadas pelos trekkeiros norte-americanos. Atravessando 14 estados dos EUA, ela sai da Georgia e vai até o Maine — 3.500 km em terreno muitas vezes árduo e sem vestígio de civilização. Para cruzá-la com sucesso, são necessários treino e preparação, uma jornada que costuma levar de cinco a sete meses.
As provações enfrentadas por quem caminha na trilha são muitas: é preciso carregar quilos de equipamento, água e comida na costas, lidar com as bolhas nos pés e com possíveis encontros com animais selvagens pelo caminho. Para ajudar os corajosos andarilhos que decidem encarar a missão, o norte-americano Ponytail Paul (ou "Paul do Rabo-de-Cavalo" –nos EUA, quem faz trilhas costuma ser conhecido por apelidos), de 50 anos, coloca baldes cheios de comida e guloseimas em pontos estratégicos da trilha, para que possam ser encontrados pelos aventureiros e sirvam de estímulo para eles seguirem em frente. "Trabalhei com construção por muito tempo, e tenho estes baldes desde aquela época. Pensei que este poderia ser um bom jeito de reutilizá-los", diz Paul. Ele também prepara piqueniques, desfrutados com quem estiver de passagem.
Anos atrás, Paul passou por um período difícil em sua vida, chegando a morar sozinho em um prédio abandonado. Para encontrar um pouco de paz de espírito, desenvolveu o hábito de entrar na floresta e contemplar a natureza. Assim, passou a ter contato com os andarilhos da trilha. "Comecei a conhecer gente de todo tipo, que fazia a trilha pelas mais variadas razões. Acredito que, aqui, construímos uma relação de confiança com as pessoas à nossa volta. Quando apareço com comida e água, as pessoas confiam em mim, e eu nelas. É uma ajuda mútua, uma interação positiva em que mudamos nossas vidas para melhor", diz. "Cruzar a Appalachian Trail é uma jornada lendária, em que você conta apenas com os próprios pés. Cada um tem uma experiência pessoal diferente, e é homem versus natureza durante todo o caminho", garante. Veja o bonito espírito de camaradagem que motiva este "anjo da trilha" no vídeo abaixo:
AMIGO: Paul prestes a encontrar um felizardo na trilha