Menos conversa, mais ação

ELE EXISTE: O protótipo "consciente" apresentado pela Adidas

Mudanças de comportamentos em matéria de consumo se mostram cada vez mais necessárias ao “bem estar” do planeta, e é por isso que a Adidas apresentou neste mês, durante a 21ª Conferência do Clima (COP-21), em Paris, uma entressola produzida a partir de lixos plásticos retirados dos oceanos. A iniciativa é em parceria com a Parley For The Oceans, instituição preocupada com a saúde dos oceanos. Tecnologicamente, o produto segue o conceito de impressão 3-D apresentado pela marca alemã há uns meses.

A Adidas, que neste ano já tinha apresentado um tênis com um cabedal deste mesmo material reaproveitado, mostra agora que está bem perto de fabricar um tênis feito totalmente livre de recursos primários.

“Queremos criar soluções sustentáveis para grandes problemas globais”, declarou Eric Liedtke, executivo da Adidas.

É uma maneira de mostrar que novos padrões devem ser levados em conta hoje por grandes indústrias. E talvez se um dia este material dominar a grade de produtos da Adidas, mais pessoas acreditem que não se trata apenas de uma jogada “politicamente correta” de uma marca internacional. Enquanto isso, a Adidas promete extinguir o uso de objetos plásticos em alguns produtos, assim como tirar as sacolas plásticas de circulação de suas lojas. Tudo isso nos próximos meses.