Em agosto deste ano, o canadense Spencer Seabrook, 26, quebrou o recorde do mais longo highline já atravessado em free solo (sem nenhum equipamento de proteção). Ele cruzou com sucesso 64 metros em uma fita montada a 290 metros de altura em Squamish, no Canadá. Nos dias que antecederam a quebra do recorde, o grupo de slackliners tirou férias de seus empregos "normais" e acampou no alto da rocha para testar vários highlines diferentes e praticar a modalidade em free solo.
Spencer começou a andar na fita há apenas três anos e hoje já é um dos maiores nomes do highline mundial. "É um progresso natural: você comeca andando no slackline a poucos metros do chão, depois passa a fazer highline e, quando se sente confortável o suficiente, passa para o free solo. Nunca chego nem perto do meu limite se estou sem segurança. Sempre me mantenho em um nível onde me sinto totalmente seguro. Se eu caio da fita, com proteção ou sem, agarro-me a ela 100% das vezes. Sem falha", diz.
Feito por Levi Allen VanderKwaak, o filme Untethered mostra o espírito da slacklife no Canadá, alguns de seus praticantes e a energia e o entusiasmo contagiantes de Spencer. "Slackline é minha paixão, minha vida. Algumas pessoas querem ter dinheiro e comprar uma casa, eu só quero ter mais tempo para andar no slack com meus amigos." O vídeo, de quase meia hora, traz lindas imagens da Colúmbia Britânica, com cinematografia impecável e trilha sonora bacana. Vale separar um tempo para assistir em tela cheia e se contagiar com a vibe positiva e a coragem descontraída dos atletas:
UNTETHERED from Leftcoast Media House on Vimeo.