No dia 26 de novembro, se o tempo colaborar, o ciclista paranaense André Nunes da Silveira, de 80 anos, vai tentar quebrar o Recorde da Hora na categoria 80-85 anos. No Brasil, será a primeira tentativa de recorde nesta categoria.
André é uma lenda do ciclismo em seu estado, tendo participado de inúmeras competições de ciclismo de estrada durante as décadas de 1950, 60 e 70. Ele também já competiu em nove edições das 200 Milhas de Montevideo, no Uruguai, uma tradicional competição do ciclismo de estrada na América do Sul. A tentativa de quebra do Recorde da Hora será no Velódromo Municipal de Maringá (PR), onde vai girar o quanto puder durante 60 minutos.
Atualmente, essa marca pertence ao britânico Bradley Wiggins, que em junho pedalou 54,52 km em uma hora para bater este recorde pela sexta vez só neste ano. É claro que André não compete contra Bradley. Em sua categoria (80-84), é o neozelandês Peter Grandiek, de 83 anos, o atual detentor mundial desta marca. Em outubro, Peter girou 29,187 km no velódromo de Invercargill, na ilha sul de seu país (veja o vídeo AQUI)
Por aqui, para garantir a validade do recorde, o evento terá a supervisão da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), com a presença de árbitros oficiais.
“O ciclismo é uma paixão antiga, pedalo desde a década de 1950, e meu amor pelo esporte só aumenta. É muito difícil se manter na modalidade, principalmente porque não é muito reconhecida no país, mas eu gosto de competir para me superar”, disse André.
(Via cbc.esp.br)
JOVENS: André (à esq.) há uns anos, competindo no Uruguai (Foto via jogosabertos.pr.gov.br)