Na conquista da The Nose

O holandês Jorg Verhoeven começou a escalar ainda bem pequeno e nunca mais parou. Em 2014, ele se lançou no que seria o maior projeto de sua carreira até então: escalar a The Nose, uma das vias mais famosas do mundo, no El Capitan, no Parque Nacional do Yosemite, na Califórnia (EUA).

Apesar de ser um clássico da escalada, a The Nose viu poucas ascensões em livre desde que foi escalada pela primeira vez, em 1957 e 1958, por Warren Harding e sua equipe. Escalar em livre significa usar apenas os apoios naturais (agarras) da rocha, passando longe de qualquer auxílio artificial instalado na pedra por outros escaladores. Desde então, apenas os norte-americanos Lynn Hill e Tommy Caldwell tinham repetido o feito, em 1994 e 2005, respectivamente. Centenas de atletas viajam aos EUA com o intuito de tentar conquistar a via todos os anos, porém quase nenhum tenta ascensões em livre.

Para se tornar o próximo integrante da seleta lista de escaladores que mandaram a via em livre, Jorg calculou que precisaria de anos de treino e planejamento. No vídeo abaixo, ele mostra seu "diário" de como aconteceu a escalada desde o momento em que pisou no Yosemite. O vídeo tem 25 minutos de duração, portanto separe um tempinho. Para quem curte escalada, é um prato cheio. Confira:

-Publicidade-