Em novembro de 2014, a revista Go Outside publicou a reportagem A Revolução que Chega de Bike, que contou como um grupo de corajosas mulheres afegãs tem usado a bicicleta para promover uma verdadeira libertação de tabus e preconceitos em seu país.
Tudo começou pelo empenho da ativista Shannon Galpin que no ano passado lançou o livro Mountain to Mountain para tentar levar essa realidade a mais pessoas. A história dessas mulheres, responsáveis pela primeira equipe feminina de ciclismo do Afeganistão, também será retratada no documentário Afghan Cycles, que está sendo produzido pela videomaker norte-americana Sarah Menzies há alguns anos.
Para a fase final de captação, Sarah quer mostrar que a bicicleta tem se propagado entre as mulheres no Afeganistão. Contrariando antigos preceitos religiosos e sociais, cidadãs comuns (e não somente mulheres que desejam se tornar ciclistas profissionais), têm mostrado que a bike em Kabul está indo além da equipe nacional de ciclismo. E Sarah está tão empolgada com esta transformação que decidiu inaugurar uma nova campanha de financiamento coletivo via Kickstarter para finalmente finalizar seu documentário. É que ela não quer deixar de fora de seu documentário a história dessas mulheres, que estão usando a bike para passar por cima de barreiras culturais e comportamentos machistas (clique aqui para saber mais e ser um dos patrocinadores do projeto).
Assista a seguir ao último trailer de Afghan Cycles, lançado nesta semana, para entender melhor esta história.
GRAVANDO: Sarah em ação