Mensagem de gigante

SEM PARAR: Fernando usa o corrimão em Torres del Paine (Foto: ultratrailtorresdelpaine.com)

Em agosto, o cineasta mineiro Renato Cabral lançou publicamente o documentário Entre Gigantes* (assista abaixo). Neste seu mais recente trabalho, ele acompanhou – na medida do possível – os passos do ultracorredor Fernando Nazário, de 34 anos, pelos 100 km da prova Ultra Fiord, disputada na Patagônia chilena.

Com pouco mais de 3 minutos de duração, Entre Gigantes mistura realidade (através das belas imagens de Fernando em plena ação) e ficção (com um texto narrado em off ao longo do filme, que nos faz viajar em pensamentos e emoções).

“Foram 18 dias de captação de imagens, na Patagônia e no Brasil”, diz Renato, que teve a ideia de produzir um filme depois de ver Fernando vencer a Ultra Trail Torres del Paine, também na Patagônia.

Para fechar com chave de ouro, Fernando, que além de atleta é preparador físico, foi campeão da Ultra Fiord.

O making of (por Fernando Nazário)

“Vivemos esperando o dia em que seremos melhores. Assim, na certeza de que se eu não melhorasse por conta própria, ninguém faria isso por mim, parti rumo ao Ultra Fiord. Minha ideia era completar a prova. Ao meu lado nesta viagem estava o diretor de cinema Renato Cabral, em busca de imagens para história que ainda não sabíamos bem como seria. Largada da prova: lama, chuva e frio. Eu continuei, ele ficou. No quilômetro 30, no meio de uma trilha lamacenta, lá estava Renato, com sua câmera na mão, correndo por alguns quilômetros ao meu lado. Um grito de apoio, um ‘até breve’ e nos separamos novamente. Então começava um grande trajeto de subida em pedras e neve, rumo ao quilômetro 70. Chegando lá, já de noite, novamente o Renato. Desta vez, ele cruza o rio ao meu lado, novamente grita para me motivar sem sequer largar a câmera. Mais registros e alguns instantes juntos, na certeza de que nos reencontraríamos na chegada. Nosso filme, nossa luta e nossa história passariam a ter um grande desfecho. Não pela conquista da prova, mas por sempre acreditar que nos encontraríamos sorrindo no fim. Fica a certeza de que você precisa ir até o final para compreender o verdadeiro significado da busca. Um velho ensinamento que vem na forma de pergunta: ‘Quanto você persevera e segue em frente quando tudo parece dar errado?’”


* Entre Gigantes é um projeto autoral e totalmente independente de Renato Cabral. O filme contou com o apoio voluntário de produtoras (de áudio e de vídeo) da região e também do suporte logístico da Nigsa Eventos Esportivos, empresa que organiza as competições de montanha na Patagônia, incluindo a Patagonian Expedition Race.

-Publicidade-