Mountain bike é diversão


MÁQUINA: S-Works Stumpjumper FSR 6Fattie pronta para a guerra

“O mountain bike ainda é pouco explorado no Brasil”, disse João Firmo, gerente da Specialized na América Latina, durante a apresentação da linha 2016 desta famosa marca norte-americana de bicicletas no país . Para ele, ainda há poucas trilhas abertas por aqui, tendo em vista a quantidade de lugares em potencial.

Durante dois dias do mês de agosto, numa área rural de Taubaté (SP), a Specialized colocou jornalistas, blogueiros e especialistas das duas rodas para acelerar suas mais recentes novidades. Os testes rolaram em trilhas técnicas e estradões (de asfalto, terra e cascalho). Foi nesse mais puro clima de “pedal entre amigos” que, nos circuitos off-road, todas as atenções voltaram-se para a novíssima Stumpjumper FSR 6Fattie. É com esta bike que a Specialized quer fazer com que mais pessoas, inclusive os brasileiros, descubram que encarar uma trilha desafiadora pode ser uma das maiores diversões desse planeta.

E essa bike pode te ajudar com isso: não é preciso ser nenhum um atleta de alto nível para viver essa sensação.

Fora o preço, a 6Fattie é pura diversão. A suspensão traseira (Fox Float Factory DPS, com 135 mm de curso) é inteligente, e se ajusta de acordo com o peso do ciclista. Tudo para otimizar sua funcionalidade. Em conjunto com a suspensão dianteira, uma Fox 34 Plus Factory (com 150 mm de curso) e os pneus 6Fattie (27,5, com 3 polegadas de espessura), esta Specialized voa nas descidas. E com segurança. A baixa calibragem usada (menos de 10 psi) aumenta o contato com o solo e ajuda a bike a se manter muito estável mesmo sobre cascalhos soltos ou galhos – segundo a Specialized, a pressão 25% mais baixa aumenta em 69% a área de contato, dando mais tração e controle.

É verdade que subida não é o forte dela. Mesmo assim, o grupo Sram XX1 (de onze velocidades) traz um generoso pinhão de 42 dentes para você encarar a maioria das escaladas na terra sem ter que empurrar. Para ganhar em agilidade, a Specialized encurtou o triângulo traseiro, alongou o tubo superior e rebaixou o movimento central. O resultado é uma bike menos ligeira do que uma MTB cross-country hardtail (obviamente), mas bem mais rápida em singletracks do que qualquer outra fat bike.

Detalhes fazem a diferença
Outras boa sacadas presentes neste modelo

> Command Post IRcc: Através de um comando acionado do guidão, o canote do selim se ajusta a múltiplas alturas, o que muda significativamente a postura do ciclista para subir, descer ou encarar um retão – sem ter que diminuir a velocidade ou muito menos parar a bike.

> Apesar de ser uma MTB 27,5, a 6Fattie tem pneus altos o suficiente para que o diâmetro do conjunto (roda e pneu) seja equivalente ao de uma bike aro 29.

> A bem pensada tecnologia Swat faz com que o tubo inferior vire um “porta-trecos”, perfeito para você levar uma câmera sobressalente e até uma jaqueta compacta.

As variações
A 6Fattie chega ao Brasil em 3 configurações

> S-Works Stumpjumper FSR 6fattie (R$ R$ 47.000)

> Stumpjumper FSR Comp Carbon 6fattie (R$ 26.000)

> Stumpjumper FSR Comp 6fattie (R$ 19.000)

(specialized.com.br)







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