“Escalar o Everest foi um erro”, diz Krakauer

Em entrevista ao programa norte-americano Huff Post Live na semana passada, o autor Jon Krakauer disse que escalar o Everest foi o pior erro de sua vida. Krakauer participou de uma expedição ao cume da montanha mais alta do mundo em 1996, no que foi uma das piores temporadas que o monte já viu, com oito alpinistas mortos devido a uma tempestade inesperada. Sua experiência virou o best-seller No Ar Rarefeito. Originalmente, Jon foi ao Everest como repórter especial enviado pela revista Outside.

Krakauer participou do Huff Post Live ao lado do fotógrafo e diretor Jimmy Chin, para promover o filme Meru, que acaba de estrear nos EUA e mostra Jimmy, Conrad Anker e Renan Ozturk escalando o Shark’s Fin, formação rochosa no monte Meru, no Himalaia. Tyler Armstrong, um escalador de 11 anos que está tentando escalar os sete cumes (projeto famoso do montanhismo, que consiste em subir o pico mais alto de cada continente), também participou do programa, perguntando a Jon quais conselhos ele daria a quem quer escalar a montanha mais alta do mundo. Confira alguns trechos da resposta "animadora" de Jon:

"Acho que você deve pensar muito bem no que está fazendo e por quê. Escalar o monte Everest foi o maior erro que já cometi na minha vida, gostaria de nunca ter ido, sofri por anos e sofro até hoje por causa do que aconteceu lá. O Everest é uma montanha muito perigosa, e o perigo não é algo que você consegue controlar. Você precisa ser capaz de dar meia-volta, de desistir. Não posso dizer para ninguém não se meter em aventuras extremas, mas acho que precisamos pensar duas vezes."

"Eu escalei pelas razões erradas. Sempre quis subir, desde criança. Fui pago, trabalhando como repórter, mas teria pago para ir. Não estava acostumado a ser guiado. Quando você é guiado, abdica de seu próprio julgamento para seguir o líder da expedição. Os sherpas carregam as bagagens, o que me deixou bem desconfortável. O jeito com que escalam o Everest agora não é bom, não houve boas mudanças nessa história."

"[Escalar o Everest] Não me afetou de uma maneira positiva. Lá você precisa tomar decisões importantes quando seu cérebro não funciona direito devido à falta de oxigênio."

Veja a resposta de Jon inteira abaixo (em inglês):

-Publicidade-