Remo pelo meio ambiente

Meio ambiente, esporte, ciência e educação são os pilares que sustentam a expedição “Projeto Cachoeiras", liderada pelo canoísta extremo brasileiro Pedro Oliva. Iniciado em 13 de julho, este projeto é uma ação socioambiental que tem entre os objetivos a conscientização sobre a importância do rio e da água para qualquer pessoa. Eles vão transmitir esses conhecimentos às comunidades ribeirinhas do rio Paraíba do Sul — que passa pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A bordo de seu caiaque, e equipado com sensores que coletam dados da água e da qualidade do ar, Pedro viajará 1.136 km, passando por 39 cidades ao longo de todo o curso do rio, desde a nascente até o mar. A missão é entender melhor a função das cachoeiras nos ecossistemas.

O itinerário inclui paradas estratégicas nas principais comunidades ribeirinhas, para promover a troca de informações sobre temas relacionados com os recursos hídricos locais.

A tripulação também vai compartilhar suas experiências obtidas nos cursos d’água, incentivando a valorização do rio por parte da população. Haverá ainda aulas de caiaque para as crianças, incentivando dessa forma um estilo de vida saudável através do esporte.

-Publicidade-