Nesta sexta-feira (20) milhões de pessoas devem protestar por ações concretas contra as mudanças climáticas e preservação do meio ambiente. Mesmo que você não possa participar, mas tem consciência que a preservação do planeta é um dever de todo nós, saiba que mudanças de atitudes do dia a dia podem gerar um enorme impacto positivo no planeta em que vivemos. Que tal inclui-las em sua rotina já?
1. Ida e volta do trabalho
Reduzir sua emissão de dióxido de carbono pode ajudar o meio ambiente consideravelmente. Não é necessário desistir totalmente do carro, mas reduzir seu uso já traz bastante impacto — principalmente se você utiliza o carro sozinho. Andar a pé, de bicicleta, de transporte público ou compartilhar o carro com mais pessoas são as alternativas de transporte à sua disposição.
2. Adeus, plástico
O plástico é um material fantástico, mas é também uma das principais fontes de poluição dos oceanos. A melhor maneira de combater esse problema é usar menos plástico. Uma mudança que você pode adotar com facilidade é dizer não a água em garrafas plásticas descartáveis. Há opções reutilizáveis para todos os bolsos e estilos.
Veja outras ideias para reduzir o uso de plástico:
– Evite utilizar sacolas de pástico ao fazer compras e preste atenção para evitar também embalagens demasiadas e/ou desnecessárias nos produtos comprados em lojas e supermercados.
– Utilize sacolas retornáveis ou caixas de papelão para levar suas compras.
– Recicle. Informe-se sobre a coleta seletiva no seu bairro ou leve seu plástico usado para um ecoponto perto de você. Em São Paulo, é posssível encontrar a localização dos ecopontos neste site.
– E, claro, não jogue lixo no chão ou perto de praias. Jogue seu lixo no lixo, de preferência reciclável.
3. Dieta vegê
Reduzir o uso do carro é um ótimo começo, mas aumentar o papel dos vegetais na sua dieta tem ainda mais impacto para o planeta. Carnes e derivados do leite demandam quantidades imensas de água em sua produção, além de contribuirem largamente com a emissão de gás metano. Quem tem vontade de começar a reduzir seu consumo de carne pode curtir a campanha Segunda sem Carne, liderada por Paul McCartney.
4. Estilo de vida vegano
Veganos não consumem nenhum tipo de produto animal. Além de não participar no processo de produção de carne, leite e seus derivados, pessoas com esse estilo de vida também diz não à indústria do couro e da lã. A produção e processamento desses materiais são responsáveis pela emissão de vários poluentes químicos no meio ambiente, além de consumirem grandes quantidades de água.
5. Compostagem
A compostagem caseira é grande aliada na diminuição da produção de lixo. É possível utilizar restos de alimentos para adubar a terra de plantas, através da decomposição controlada — que também pode ser feita com um minhocário. Aprenda mais sobre o tema aqui.