VIVENDO DE PEDAL: Jedidiah, a bike e a liberdade
Recentemente, publicamos a história da designer Kate Jordan, que decidiu abandonar o emprego para viver viajando (leia aqui). É algo bem parecido ao que fez Jedidiah Jenkins, que teve uma atitude igualmente inspiradora.
Ele largou tudo para fazer uma longa viagem de bicicleta entre o Oregon (EUA) e a Patagônia, no sul do continente sul-americano. Seu amigo, o videomaker Kenny Laubbacher, ficou intrigado com a história e passou um mês e meio com Jedidiah. Ele quis descobrir as razões que o levaram a pedalar por tanto tempo. O resultado é o vídeo abaixo.
Para Jedidiah, a rotina é inimiga do tempo. Quando ficamos adultos, normalmente paramos de aprender e, sem perceber, nos adequarmos a certos padrões, como ganhar dinheiro, conquistar um diploma, ter segurança na vida…
Dessa forma, nosso cérebro entra numa espécie de “modo automático”, e a maioria de nós parece perder o fascínio pela beleza do mundo. Só que, quando viajamos e descobrimos novos lugares, o cérebro desperta novamente. Jedidiah garante que resolveu pedalar uma longa distância para sair da rotina, e não porque ama pedalar.
“Não quero que os dias me controlem, não quero que o calendário seja meu chefe. Quero escolher minhas próprias aventuras”, diz ele, que está escrevendo um livro sobre sua jornada.