A primeira vez


AVENTURA EM CURSO: Mika desbravando o Parque Nacional de Sarek, em seu país (Fotos: mikaelstrandberg.com)

“Quero ser um aventureiro como você”, escreveu um internauta na página do explorador sueco Mikael Strandberg. Logo em seguida, a pessoa completa seu comentário com uma pergunta:

“O que eu preciso, de fato, fazer para partir para minha primeira aventura?”

Mikael, que acumula em seu currículo diversas expedições pelo mundo, como por exemplo montar sua própria magrela e pedalar do Chile ao Alasca, ou da Noruega até a África do Sul. Ou então explorar a Patagônia montado em um cavalo.

A verdade é que, aos 51 anos de idade, ele aproveitou a pergunta do internauta e sua experiência no assunto para produzir a matéria que ficou conhecida como “25 essential items for the beginner adventure” ("25 itens essenciais para o aventureiro iniciante", em inglês). Nela, o sueco monta uma lista com os equipamentos indispensáveis para você ter dentro da mochila ao sair desbravando por aí. Além, é claro, de dar ótimas dicas e conselhos.

Veja a seguir 7 sugestões de equipos indispensáveis para colocar na mochila que pode ajudar qualquer aventureiro — de primeira viagem ou não. Confira a lista completa clicando aqui.

1. Saco de dormir

Para Mika, um dos mais importantes itens da lista. O aventureiro precisa dormir o máximo — e bem — para conseguir aproveitar o dia seguinte.

2. Bússola

Não use um GPS para a navegação. Tenha um por segurança, mas ele pode exigir baterias e talvez não funcione em alguns lugares. Dê uma boa lida no manual de seu GPS, mas leve uma bússola. E saiba que é essencial saber usá-la (este VÍDEO é uma boa aula).

3. Mochila de hidratação

Simples assim: ingerir líquidos é essencial para a sobrevivência.

4. Dinheiro

Infelizmente você vai precisar dele. Mas Mikael garante que não é preciso muito para aproveitar a vida de aventureiro.

5. Câmera fotográfica

Não importa o que você vai fazer com as imagens, mas você precisa documentar sua aventura.

6. Lanterna de cabeça e pilha reserva

Extremamente importante para montar um acampamento, cozinhar e sobreviver quando está escuro. E a lanterna de cabeça deixa suas duas mãos livre para o trabalho.

7. Faca

Uma faca boa é muito importante. Você vai precisar dela para tudo, desde fazer um bom fogo até cortar os alimentos. Você não precisa de uma ferramenta multifuncional, mas de uma de boa qualidade, com uma lâmina de tamanho decente. Eu uso uma faca da marca finlandesa Marttiini, feita à mão, com uma super lâmina e cabo de borracha. Mas a sua escolha de faca tem que levar em conta tudo o que você fazer, como cortar lenha para acender o fogo ou cortar alimentos.

-Publicidade-