A mente do super-homem

Foi trabalhando durante mais de dez anos com atletas renomados pela bravura e capacidade de superar seus limites que Steven Kotler reuniu material para escrever The Rise of Superman (A Ascensão do Super-Homem, sem tradução para o português).

Com informações de cientistas, pesquisadores e alguns dos esportistas mais radicais do planeta , o autor lança luz sobre o conceito do flow, um estado mental que, segundo o próprio Steven, “transforma um fracote em um cara corajoso, um desenhista medíocre em um artista, uma pessoa ordinária em outra extraordinária”. Explorando a ciência por trás dos mais incríveis feitos esportivos, The Rise explica como este “estado mental radical” permitiu que durante as últimas três décadas alguns atletas redefinissem totalmente as fronteiras do possível, elevando o nível da performance humana.

O livro é parte de um projeto mais amplo. Engloba o Flow Genome Project, uma organização internacional de estudos multidisciplinares que se comprometeu a mapear o genoma do flow até o ano de 2020. A iniciativa também envolve fotos e vídeos realizados por profissionais experientes como o norte-americano Jimmy Chin. A seguir, alguns dos “superatletas” que aparecem na obra:

Laird Hamilton

Um jornalista de surf certa vez escreveu: “Não há par de bolas maiores no universo que as que ficam dentro da bermuda de Laird”. Isso porque o waterman norte-americano é corajoso por natureza. Foi ele que criou o surf tow-in, em que um jet ski reboca o surfista até ondas gigantes.

Doug Ammons

Conhecido por suas perigosas expedições de caiaque extremo, Doug está na lista da Outside norte-americana dos dez maiores “transformadores da aventura” da era contemporânea. Doutor em psicologia e pesquisador, ele entende como poucos o conceito de flow.

Bobby Brown

Um dos melhores e mais inovadores atletas de free esqui do mundo, é ganhador de medalhas de ouro em campeonatos mundiais e nos X Games. Ganhou fama por realizar manobras dificílimas, realizadas só por aqueles que dominam perfeitamente a técnica e a mente.

Shane McConkey

Esquiador profissional, este canadense encontrou no base jump outra grande paixão. Até que resolveu combinar os dois esportes, realizando descidas de esqui seguidas de saltos com seu wingsuit. Em 2009, morreu em um acidente de esqui na Itália.

The Rise of Superman: Decoding the Science of Ultimate Human Performance, de Steven Kotler. US$ 15; amazon.com, 256 páginas. riseofsuperman.com.

A seguir, Dean Potter e outros atletas de ponta compartilham suas reflexões sobre o “lado escuro do flow” – as vantagens e desvantagens de se perseguir algo que eles amam.

-Publicidade-