4 filmes que vão fazer você repensar seu consumo de carne

Por Ricardo Ampudia

filmes carne

Se você não é vegetariano, mas está pensando em diminuir ou até abandonar a carne nas refeições, um pouco de informação pode te ajudar a tomar essa decisão ou até a formar uma opinião a respeito do assunto. Escolhemos quatro filmes que explicam mais sobre o tema, falando direta ou indiretamente sobre o consumo de carne, em diferentes formatos:

1. Earthlings

Esse filme é uma jornada visual narrada por Joaquin Phoenix que nos leva a refletir sobre nossa condição de humanos e como nos relacionamos com os outros animais que habitam o planeta.

A reflexão que o roteiro propõe é que somos todos terráqueos e que a superioridade de uma espécie sobre a outra – chamada de especismo – é um ato de covardia. Faz isso por meio de um conjunto de imagens que ora provocam compaixão e alegria, ora horror e choque.

 

filmes carne

2. Cowspiracy

O filme aborda o impacto ambiental da indústria agropecuária para sustentar a cadeia da carne, levantando números, pesquisas e ouvindo especialistas na questão.

Produzido por Leonardo DiCaprio, ele também critica a postura de organizações ambientalistas que por anos não tocaram no assunto nem atrelaram o consumo de carne aos estragos ambientais que denunciavam.

Um ótimo filme para repensar sua comida, de onde ela vem e qual o impacto dela no planeta.

filmes carne

3. Okja

Uma das primeiras produções originais da Netflix, o filme é uma fábula infantil sobre o amor entre uma criança e um animal.

Em um mundo futurista, um novo animal é descoberto, um super-porco, que cresce mais rápido, gera menos sujeira e mais carne. Um espécime é enviado para cada canto do planeta, para que cresçam de diferentes maneiras.

Um concurso em Nova York deve então premiar qual porco cresceu melhor. É aí que, na Coreia, a pequena Mija se revolta para salvar Okja, a super-porca que cresceu com ela.

A metáfora com o sistema de produção de proteína animal é bem clara e a história de aventura comove adultos e crianças. Do mesmo diretor de “Parasita”.

filmes carne

4. Seaspiracy

“Seaspiracy: Mar Vermelho” não escorrega nos clichês do filme ambientalista, é um documentário bem produzido, investigativo.

Tudo parte da ideia do diretor Ali Tabrizi de retratar as ameaças que os oceanos sofrem: o lixo plástico e a pesca de baleias e golfinhos. Mas o diretor descobre que o problema é um pouco maior, que não é o canudinho plástico que acaba no estômago de tartarugas, nem o comércio de óleo de baleia que ameaça essas espécies.

A resposta está na indústria da pesca, de longe uma das coisas mais devastadoras, ineficientes e cruéis que ajudamos a manter.