Campeonato Brasileiro de Boulder

Aos poucos, graças ao trabalho da Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE) a escalada competitiva no Brasil vai se reerguendo. A entidade que foi criada com o objetivo de reorganizar o campeonato nacional e fomentar a criação de uma equipe brasileira vem atuando desde o ano passado, e parece estar dando conta do recado.

No dia 25 de abril (sábado) acontece o Campeonato Brasileiro de Escalada 2015 na modalidade boulder. O evento será em Porto Alegre (RS), no ginásio Onsight, e será durante o dia inteiro (entre as 8 e 22 horas).

Lembrando que a ABEE é filiada à Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC), o órgão máximo da escalada competitiva mundial. O Campeonato Brasileiro de Escalada em Boulder será mais um evento homologado pela IFSC. Isso significa que os atletas brasileiros que quiserem competir em eventos internacionais representando o país deverão estar ranqueados pela ABEE (exceto os que moram fora do país, mas continuam ativos pela ABEE).

“Eventos como este são muito importantes aos nossos atletas”, diz a escaladora e presidente da ABEE, Janine Cardoso. “Estamos no caminho para a evolução do esporte no Brasil, já somos reconhecidos também pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).”

Outra prova da evolução do esporte é que o campeonato no Rio Grande do Sul terá premiação para os três primeiros colocados na categoria “pró”, além de bonificações em produtos das marcas Deuter, Conquista Montanhismo, La Sportiva Brasil, YouClimb, Bivak Outfitter, Sapo Agarras e da loja Quero Escalar — além de outras empresas que acreditam no crescimento do esporte.


O LOCAL: Ginásio Onsight, onde será realizado o Brasileiro de Boulder

NOS ÚLTIMOS ANOS, A ESCALADA ESPORTIVA vem sendo cogitada para virar modalidade olímpica. O Brasil atualmente tem atletas altamente competitivos, como os paulistas Felipe Camargo e Felipe Ho, os mineiros Gustavo Fontes e Yan Kalapothakis e os brasilienses Pedro Raphael e Rafael Passos – entre outros oriundos de estados como Goiás, Santa Catarina e Paraná, e que estarão presentes no próximo grande evento nacional, em Porto Alegre.

Assista a seguir ao vídeo do Campeonato Brasileiro de Boulder 2014, realizado pela UBT Escalada e pela ABEE. Imagens de Pedra Viva:

-Publicidade-