Ashima Shiraishi escala 11c

A prodígio Ashima Shiraishi acaba de se tornar a mais jovem mulher a escalar uma via de graduação 11c. Ela mandou a via Open Your Mind Direct, localizada em Santa Lynia, na Espanha. Com apenas 13 anos, a atleta norte-americana, que começou a escalar aos 6, já conta com uma grande lista de conquistas no esporte. Considerada um dos grandes nomes da escalada atual, Ashima se tornou notícia internacional em 2012, ao escalar, aos 10 anos, o boulder V13 Crown of Aragorn, no Texas (EUA).

VAI PRA CIMA: Ashima durante sua subida da Open Your Mind Direct (Foto: Parker
Alec Cross/Cross Road Studios)

Além de ter se tornado a mais jovem atleta a conseguir mandar a via espanhola, Ashima ainda superou outro obstáculo no caminho: uma das agarras do topo da via se quebrou há algum tempo atrás, aumentando a dificuldade da rota, talvez para 12a. A atleta, recentemente contratada pela marca norte-americana The North Face, comemorou seu novo feito, atingido após apenas quatro dias de tentativas. "Meu Deus, consegui mandar uma via 12a depois de apenas quatro dias! Obrigada a todos pela força!", escreveu em seu Instagram.

Veja abaixo um vídeo de Ashima escalando vias 10c nos EUA, aos 11 anos, e saiba por que a menina vem agitando o mundo da escalada:

Return to the Red (Full Movie)- Featuring Ashima Shiraishi Climbing Lucifer and Southern Smoke from DPM CLIMBING on Vimeo.

-Publicidade-