Bike no gelo

FOCO: John durante a Iditabike desse ano (Foto ADN.com)

Na semana passada, o mountain biker norte-americano John Lackey, de 36 anos, quebrou o recorde da Iditarod Trail Invitational, uma prova que acontece todo ano no Alasca e contempla as categorias “mountain bike” e “cães de trenó”.

John pedalou os 560 quilômetros do percurso do Iditabike em 1 dia, 18 horas e 32 minutos. Seu tempo diminuiu em 10 horas e 11 minutos o recorde anterior das bikes, que havia sido estabelecido no ano passado. Em 2013, o Jay Petervary, outro mountain biker experiente nessa prova, já havia esmigalhado o melhor tempo em nove horas, ao pedalar o mesmo trecho em 2 dias, 19 horas de 16 minutos.

Mas o que mais tem chamado a atenção é que John Lackey, que mora na cidade de Anchorage, Alasca, também pedalou cerca de quatro horas abaixo da marca recorde dos trenós puxados por cães – que contempla o mesmo percurso.

“Eu imaginei que iria mais rápido esse ano”, disse ele ao site local Alaska Dispatch News. “Mas não tão rápido, jamais em menos de dois dias.”

John Lackey é veterano nessa competição, e acredita que a boa condição meteorológica e a pouca neve tenham deixado a trilha em condições perfeitas para ir rápido. Mas, enquanto o piloto de trenó que vence a Iditarod Trail Invitational leva US$ 70 mil para casa, não há premiação em dinheiro aos ciclistas – a prova é apenas uma oportunidade para eles dividirem essa histórica trilha em cima de suas fat bikes.

(via bicycling.com)