Nas alturas

Por uma diferença de 0,2 ponto, o paraense Jucelino Alves, de 31 anos, garantiu sua participação no campeonato Red Bull Cliff Diving, que acontecerá em oito etapas, de abril a setembro, em diversas partes do mundo. Será a primeira vez que um brasileiro participará da competição, em que os atletas saltam de alturas de pelo menos 27 metros.


RODOPIOS: Jucelino durante salto em Cali, na Colômbia (Foto: Dean Treml/Red Bull Content Pool).

Para conseguir a vaga, Jucelino enfrentou dois dias de competição nas Piscinas Panamericanas, na Colômbia. No primeiro dia, o brasileiro impressionou os juízes com a precisão dos seus saltos e terminou em 3º lugar. No segundo dia, ele realizou mais quatro saltos e garantiu a vaga, vencendo o colombiano Christian Arayon por muito pouco.


SANGUE FRIO: Jucelino participa da etapa da competição em Havana, Cuba (Foto: Red Bull Content Pool).

Apesar de não ter patrocínios e treinar por conta própria, o atleta, que pratica saltos ornamentais desde os 14 anos, está confiante: "A briga por um lugar no pódio não é uma ideia muito distante para mim. Meus treinos em plataformas de 27 metros estão cada vez mais frequentes, e meu desempenho se torna cada dia melhor".

Se você ainda não sabe direito como funciona o salto de penhascos, confira o vídeo abaixo, da final do campeonato em 2014, e veja o tamanho da coragem necessária para participar deste esporte:

-Publicidade-