Finalmente no topo!

A história da escalada teve um momento marcante ontem: Tommy Caldwell, 36, e Kevin Jorgeson, 30, finalmente chegaram ao cume da Dawn Wall, no El Capitan, famoso paredão rochoso no Parque Nacional do Yosemite, na Califórnia, nos EUA. A dupla já havia tentado a rota outras cinco vezes, mas sem conseguir completar toda a via.

A Dawn Wall era considerada por muitos quase impossível de ser escalada, por ser muito íngreme e contar com poucas fendas onde o equipamento pudesse ser preso. Tommy e Kevin subiram 914 metros em 19 dias — o projeto teve início em 27 de dezembro. Eles escalaram na modalidade free climbing, ou seja, com cordas de apoio apenas para proteção contra quedas e possíveis lesões, e não para auxiliá-los na subida.

Alex Honnold, uma das maiores estrelas da escalada atualmente, tirou o chapéu para Kevin e Tommy: "A Dawn Wall é quase impossível de escalar. Seus pontos mais difíceis são mais difíceis do que qualquer coisa que eu já tenha tentado subir", disse ele ao jornal The New York Times. Acostumado a escalar em freesolo (sem nenhum equipamento ou corda de proteção), Alex nunca tentou encadenar a Dawn Wall. Ainda.

Veja abaixo fotos do percurso e dos amigos durante a subida:


MAPA: O percurso usado pelos atletas para chegar até o topo da montanha (Foto:
National Geographic Maps)


CONQUISTA: Tommy Caldwell celebra a chegada (Foto: Bligh Gillies, National
Geographic)


POR UM FIO: Tommy Caldwell escalando a Dawn Wall (Foto: Brett Lowell, National Geographic)


GRUDE: Kevin passa cola nos dedos para evitar que o esparadrapo se desprenda
durante os movimentos (Foto: Corey Rich, National Geographic)


DUREZA: Kevin durante parte do trajeto (Foto: Jimmy Chin, National Geographic)


DESCANSO: Os amigos fazem uma pausa no acampamento suspenso (FOTO: Jimmy
Chin, National Geographic)

-Publicidade-