Salve a água

CONSCIÊNCIA: Capa do livro de Stephan Leahy

Em seu recém-lançado livro Your Water Footprint (A Pegada de Sua Água, sem tradução ao português), o jornalista especializado em temas ambientais, Stephan Leahy, aborda o consumo de água que vai além de “tomar banho” e “cozinhar”. Stephan pesquisou sobre o consumo da “água virtual”, aquela que é gasta longe dos olhos da população, uma parcela usada para gerar eletricidade, regar plantações e abastecer a pecuária.

“É uma enorme quantidade que acabamos consumindo sem perceber”, diz Stephan.

Como a água doce está se tornando um recurso cada vez mais raro, é importante cada um de nós ficar a par dessa “pegada hídrica”. “Mudança de atitude é essencial revertemos a crise e voltarmos a respeitar esse recurso vital”, acredita.

Seu livro está cheio de dicas. Abaixo, compartilhamos cinco delas.

1. Beba chá em vez de café

Uma xícara de ambos contém a mesma quantidade de líquido. No entanto, os grãos de café, para crescerem, necessitam de quatro vezes mais água do que as folhas de chá.

2. Coma pizza em vez de cheeseburger

A carne necessita de um grande volume de água para ser produzida, devido à quantidade de alimentos que os animais consomem. Segundo Stephan, ao comer uma pizza de mussarela, ao invés de um cheeseburger, você estará poupando 301 litros de água em uma refeição. Em geral, uma dieta baseada em vegetais significa economizar água comparada a consumir produtos de origem animal.

3. Reutilize restos de comida

Aproveitar esse material orgânico para fazer adubo significa economia de água e energia para limpar o lixo que vai para o ralo.

4. Compre calça usada

Uma única calça jeans necessita de 2.100 litros para ser produzida. A maior parte da água usada é para regar o algodão, mas vai água também para lavar e colorir o brim. Aproveite que hoje há boas opções de roupas de segunda mão e diminua sua pegada.

5. Regue o jardim com água da chuva

Use barris para coletar a água da chuva que escorre pela calha. Afinal, você não precisa usar água tratada e potável para molhar as plantas ou lavar o quintal.

Saiba outros números em pegadahidrica.org.

(via treehugger.com)

-Publicidade-