Yvon com a palavra

O norte-americano Yvon Chouinard é um dos empresários bem-sucedidos mais incomuns do mundo. Como escalador e aventureiro, ele colaborou com a evolução dos equipamentos de escalada, principalmente nas décadas de 1960 e 1970. Aventureiro de alma e despretensioso, foi de montanhista largadão a um dos mais importantes investidores do ramo outdoor. É claro que nada é por acaso, no entanto, Yvon nunca abandou o estilo simples de levar a vida.

O fundador da marca Patagonia tem hoje 76 anos. Já escreveu o livro Let My People Go Surfing e estrelou o filme 180º South. Algumas pessoas até o comparam a um filósofo porque, principalmente nessas duas obras, Yvon soltou pérolas inesquecíveis, que apesar de singelas, levam qualquer um a repensar a vida e refletir sobre a realidade do planeta. A seguir, separamos 10 de algumas de suas citações mais impactantes.

>> "Voltar para um modo de vida mais simples, com base na autossuficiência ao invés do excesso, não é um passo para trás.”

>> "Aventura real é definida melhor como uma viagem da qual você pode não voltar vivo – e certamente não a mesma pessoa."

>> “… a maioria dos danos que causamos ao planeta é resultado de nossa própria ignorância.”

>> “Quanto mais você sabe, menos você precisa.”


>> “Eu conheci um monte de jovens que me perguntaram quais livros ler ou filmes assistir. Eu acho que é um bom jeito de começar, mas não nada substitui o ‘estar lá’.”

>> "O mal não é necessariamente um ato evidente; ele pode ser simplesmente a ausência do bem. Se você tem habilidade, recursos e a oportunidade de fazer o bem e não faz, isso pode ser considerado mau.”

>> "Você aperfeiçoa um esporte quando faz tudo o que ele proporciona utilizando menos coisas. A escalada mais impressionante do Everest foi daquele cara sueco que pedalou de Estocolmo a Kathmandu, solou o Everest e depois voltou de bicicleta para a Suécia. Isso é legal, ao contrário desse negócio multinacional que virou a escalada, com computadores e cafés com internet na base do Everest." (Em referência ao sueco Göran Kropp)

>> “O objetivo de grandes escaladas em montanhas perigosas deveria ser algum tipo de crescimento espiritual e pessoal, mas isso não vai existir se você não se comprometer com todo o processo.”

>> "Se você quiser mesmo entender o empreendedor, estude o delinquente juvenil. O delinquente está dizendo com suas ações, ‘Isso é péssimo, vou fazer do meu jeito’."

>> “Estamos interessados em consumidores que precisam de nossas roupas, e não os que apenas as desejam.”

(Fontes: adventure-journal.com e goodreads.com)

-Publicidade-