ROCKY MAN 2014: MTB e corrida de montanha


RODA NA TRILHA: Trecho suave de singletrack Foto | vamostrilhar.com.br

Hoje (7/ novembro), conferimos in loco os trechos de mountain bike e corrida de montanha que estarão à espera dos atletas do Rocky Man 2014, prova multiesportes que acontece neste sábado (8/ novembro). Depois de mais de duas horas de reconhecimento de percurso, só chegamos a uma conclusão: essas modalidades serão decisivas para as equipes que quiserem levar o título. Isso porque trilhas extremamente técnicas e um sobe e desce constante vão exigir uma disposição sobrenatural de bikers e corredores – e quem ficar muito para trás vai perder preciosos minutos para sua equipe.

O mountain bike larga às 8 horas da manhã na praia de Ipanema (posto 10, onde está montada a arena principal do evento. Os 19 ciclistas então percorrerão 40 quilômetros, passando por cartões postais cariocas como a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Jardim Botânico, o mirante da Vista Chinesa e, finalmente, a Floresta da Tijuca.

É neste último trecho onde uma trilha foi recentemente adaptada ao mountain bike e cuja estreia será amanhã, durante o RM 2104. Apesar de a bicicleta agora ser viável num circuito de sete quilômetros na Floresta da Tijuca, será um desafio mesmo aos mais experientes.

“Serão 12 quilômetros do mais puro e técnico singletrack”, avisa Pietro Carlo, vice-diretor técnico da prova. “Apesar disso, terá muita diversão, com pistas abertas que farão a velocidade aumentar”, conclui.

Drops altos, raízes expostas e escorregadias, subidas com degraus em pedras e folhas úmidas não vão perdoar o menor vacilo, e certamente muitos irão desmontar de suas bikes para vencer alguns trechos.

Os ciclistas Ricardo Pscheidt (Selva), tricampeão brasileiro de MTB XC; Miguel Martinez (Team França), campeão mundial e olímpico; Abraão Azevedo (Núcleo Aventura), tetracampeão da Brasil Ride; e Leandro Donizete (Quasar Lontra), uma das maiores promessas brasileiras da modalidade, vão travar um show a parte no pedal.

A CORRIDA EM TRILHA (tanto a masculina quanto a feminina), larga às 10 horas no Parque Nacional da Tijuca. Os homens vão correr 32 quilômetros e as mulheres 27 quilômetros. “Mais de 80% do percurso será off –road”, já avisa Pietro. As primeiras passadas são nos 480 metros de altitude, chegando aos 720 metros. Além do grande desnível acumulado, singletracks encardidos vão dar trabalho a competidores como Daniel Jones (Team New Zealand), e Stevie Kremer (Team USA), vencedores da corrida (no masculino e feminino, respectivamente) no Rocky Man de 2013 e que estarão novamente presentes.

Trilha para todos

Posteriormente ao Rocky Man 2014, o circuito de mountain bike de sete quilômetros que foi adaptado na Floresta da Tijuca para a prova, ficará permanentemente aberto ao público. “Será uma boa oportunidade para mountain bikers que moram na zona sul do Rio praticarem seu esporte sem precisar se deslocarem 40 quilômetros até o bairro de Vargem Grande”, acredita Pietro, que também é um assíduo mountain biker.

-Publicidade-