Por Mario Mele e Bruno Romano
Sim, você pode conhecer o Grand Canyon e o Zion, dois dos parques nacionais mais famosos dos EUA, pedalando. Agradeça a oportunidade à Adventure Cycling Association (adventurecycling.org), uma organização norte-americana sem fins lucrativos que, desde 1973, incentiva a bike como meio de transporte em viagens – já são mais de 40 mil quilômetros de estradas mapeadas nos EUA e no Canadá. O Grand Canyon Connector (mapa detalhado no site da associação por US$ 15,75) é um roteiro autoguiado de 900 quilômetros, com 2.000 metros de desnível acumulado. Ele liga Cedar, em Utah, a Tempe, no Arizona. Enquanto a maioria dos visitantes percorre o Grand Canyon em ônibus turísticos com horários programados, os ciclistas têm liberdade total para circular.
Antes de viajar informe-se sobre demais regras em áreas protegidas nos EUA (nps.gov), como a cobrança de US$ 12 para circular de bike e a necessidade de reservas para acampar. Faça um bom planejamento de suprimentos e água, já que há vários pontos inóspitos pelo caminho. Em regiões de deserto, deve-se estar preparado para repentinas tempestades de areia – tenha sempre em mãos algo para cobrir o rosto. A rota inclui um trecho opcional de 80 quilômetros (ida e volta) pela borda norte do Grand Canyon. São duros 2.500 metros de desnível, recompensados pela região mais bonita e remota do parque, além do contato com os nativos da reserva indígena de Navajo.
Distância: 900 km.
Duração: Ao menos 20 dias para o percurso completo.
Bike ideal: Uma mountain bike ou modelo de ciclocross, com pneus finos e bagageiro, ou uma bicicleta específica para cicloturismo.
Quando ir: Entre setembro e outubro, aproveitando um clima mais ameno e o menor tráfego de veículos.
Dificuldade: Para viajantes mais experientes, que dominam a arte de acampar e se viram bem quando estoura um raio da bike.
FORA DA BIKE: Roteiros de trekking, caiaque e rafting são clássicos do Grand Canyon e do Zion, mas não se esqueça de planejar e pedir autorização com muita antecedência. Informações em nps.gov.
(Trecho de reportagem publicada originalmente na Go Outside de agosto de 2014)
SURREAL: Imagem área da borda norte do Grand Canyon
(FOTO: Latinstock/ Doug Meek)