Pé na estrada


NAS ALTURAS: Atleta encara rapel de 70 metros

Por Cassio Waki

Foi com um pensamento firme — “Eu vou à Inglaterra” —, que a atleta Eleonora Audrá, a Nora, 27 anos, conquistou sua vaga para a seletiva mundial do Land Rover G4 Challenge, que acontece no início de 2006, em Eastnor Castle, no Reino unido. De quebra, ela ainda foi a que mais pontuou entre os 40 competidores dessa seletiva latino-americana, que aconteceu entre os dias 18 e 20 de novembro, em Brotas, interior de São Paulo. “Foi muito legal participar da competição, que teve um alto nível técnico. Estava decidida e concentrada”, disse Nora, que também é corredora de aventura da equipe Clight/Salomon/Atenah.


ÁGUA: Circuito complexo exigiu técnica dos pilotos

A prova reuniu atletas da Argentina, Brasil, Chile e Costa Rica, sendo dez de cada nacionalidade, para encarar etapas de trekking, rafting, off-road, técnicas verticais e orientação noturna. A competição foi dividida por países. Os brasileiros e argentinos disputaram vagas apenas entre seus compatriotas, mas chilenos e costa-riquenhos concorreram em uma chave única. Os melhores pontuadores de cada país obtiveram as vagas. Além de Nora, Carolina Hess e Erik de Maria foram os brasileiros que se classificaram para a seletiva na Inglaterra. Mais três atletas argentinos, dois costa-riquenhos e um chileno também conseguiram vaga.


CAIAQUE: Competidores se enfrentaram em tiros de 150 metros

Esses nove atletas se unirão a representantes da Austrália, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Bélgica, Luxemburgo, Japão, Holanda, África do Sul, Espanha, Rússia, Taiwan, Turquia e Reino Unido. Apenas o brasileiro melhor colocado terá o direito de participar do mundial, que tem início no dia 23 abril de 2006, na Tailândia. A segunda etapa acontece de 24 a 4 de maio no Laos, Camboja e Vietnã. O Brasil será palco da terceira fase, no dia 7 de maio, na praia de Copacabana. Entre os dias 9 e 21 de maio, os competidores estarão na Bolívia, onde a prova termina num desafio que atravessa o Salar de Uyuni, chegando a 4 mil metros de altura, na Cordilheira dos Andes.


(Reportagem publicada originalmente na Go Outside de dezembro de 2005)