Tanto lá como cá

Políticas públicas de mobilidade urbana que favorecem ciclistas são uma tendência atual no Brasil. Cidades como São Paulo, Vitória, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, entre outras, têm implantado ciclorrotas e ciclovias como uma alternativa para desafogar o trânsito de automóveis.

Consequentemente a bicicleta vira o assunto favorito em conversas de bar, revistas e jornais, um fenômeno que os norte-americanos apelidaram de bikelash – um trocadilho com a palavra backlash, que em inglês significa “repercussão”. É esse o assunto discutido no vídeo a seguir.

De acordo com entidades que atuam em favor das bikes, como a Association of Pedestrian and Bicycle Professionals, o bikelash é um sinal de mudança dos tempos, uma evolução que pode ser dividida em três fases: a bicicleta ridicularizada, a bicicleta violentamente contrariada e a bicicleta sendo aceita gradualmente. Em outras palavras, no final parece que fica claro que tanto motoristas quanto ciclistas saem ganhando depois que uma cidade abre caminho para as bicicletas.

E em sua cidade, como o avanço da bicicleta tem repercutido?